22.5 C
Brasília

Guará terá fim de semana com operação anticrimes

Data:

Compartilhe:

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) preparou uma edição especial da Operação Quinto Mandamento pelos 52 anos do Guará, a partir desta sexta-feira (7). O lançamento ocorrerá na sede do 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), às 19h, com a presença do secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo, e representantes das forças de segurança. As equipes estarão na região até domingo (9).

Para a administradora regional do Guará, Luciane Quintana, a ação reflete de forma significativa na qualidade de vida e bem-estar da população. “A presença e a escuta ativa da pasta [de Segurança Pública] quanto às nossas demandas, seja no recolhimento de carcaças, seja no combate ao crime, reforçam o comprometimento da gestão IbaneisRocha com o Guará, e nós só temos a agradecer a parceria e o empenho em cuidar da nossa população”, declara.

Luciane Quintana, acompanhada por lideranças comunitárias que sempre clamam por mais segurança no Guará

“A operação foi pensada para integrar as ações estratégicas da SSP, em conjunto com as forças de segurança, para que os índices criminais no DF permaneçam em queda”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

Barreiras serão montadas para identificar moradores e flagrar foragidos da justiça

Sob a coordenação da SSP, a operação reúne integrantes das polícias Militar e Civil, Departamento de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A coordenação e o contato com as instituições participantes são feitos pela Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi), também da SSP.

De acordo com o secretário, as regiões administrativas são escolhidas com base em análises e avaliações de resultados semanais. “São os levantamentos das subsecretarias de Inteligência [SI] e de Gestão da Informação [SGI] que direcionam as ações em todo o DF, de forma precisa, a partir do mapeamento dos dias, horários e locais de maior incidência criminal”, explica.

Policiamento

As ações ação no Guará compreendem policiamento ostensivo e repressivo – a pé e motorizado –, com a abordagens pessoais e veiculares. Policiais militares e civis atuarão em planejamentos próprios com alternância de policiamento nas principais vias, comércio e locais determinados, em apoio aos pontos de bloqueio instalados pelos órgãos de trânsito, como Detran, DER e Comando de Policiamento de Trânsito, da PMDF.

“Durante as abordagens pessoais, será possível também consultar se há mandados de prisão em aberto”, esclarece o titular da 4ª Delegacia de Polícia, delegado Anderson Espíndola. “A Quinto Mandamento é de extrema importância para a região, e atuaremos, principalmente, naqueles pontos mais sensíveis, com maior incidência criminal.”

Para reforçar as demandas relacionadas à apreensão de armas e drogas, a operação também conta com a seção de Cinofilia do Departamento de Operações Especiais (DOE), da PCDF, e do Batalhão de Cães (BPCães), da PMDF.

Fim de semana

“Estaremos durante todo o final de semana no Guará, atuando com nossos militares no policiamento ostensivo, realizado pelo batalhão da área, e também repressivo, a partir de nossas tropas especializadas, como Rotam [Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas] e Patamo [Patrulhamento Tático Móvel]”, especifica o chefe do Departamento Operacional da PMDF, coronel Jorge Eduardo Naime. “Importante lembrar que as ações da Quinto Mandamento independem das atividades ordinárias realizadas de forma rotineira pelo 4º Batalhão”

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Alunos da Arena Guará vencem em Natal e precisam da nossa ajuda para disputa na Argentina

A Equipe de Kung Fu Grupo Tigre do grão mestre Valdir Bezerra, juntamente com a seleção do Distrito Federal (FAME-DF), que treinam na Arena...

Dança com ginástica já cativou os frequentadores do Esporte da Melhor Idade no Polo de Moda do Guará

No local, de tudo tem um pouco para que a Terceira Idade viva a melhor fase de suas vidas. Várias frequentadoras do projeto, procuraram...

Iniciada a duplicação da via de ligação entre Guará e Núcleo Bandeirante

Projeto, que tem investimento de R$ 10,1 milhões e conta com ciclovias e passagens para pedestres, irá desafogar o trânsito e garantir maior trafegabilidade...

Caesb abre processo seletivo para estágio remunerado

Estudantes de nível médio, técnico e superior poderão se inscrever entre os dias 28 de maio e 12 de junho A Companhia de Saneamento Ambiental...

Mamulengo Fuzuê inicia projeto de Teatro Popular de Bonecos em Ceilândia, Sol Nascente/ Pôr do Sol

O projeto VIVA O MAMULENGO! se estende durante todo o ano de 2024. Serão realizadas ações para fortalecer a salvaguarda da tradição, a formação...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido