A Administração Regional do Guará, após receber denúncias, comprovadas por arquivo de imagens, enviado pelo Blog da Zuleika na última terça-feira, 18/5, acionou a secretaria do DF Legal que realizou operação e retirada das famílias ali alocadas, entre as chácaras 20 e 21 da Colônia Agrícola Águas Claras nesta quinta-feira. Abaixo a nota enviada pelo órgão.
A Secretaria DF Legal realizou, nesta quinta-feira (20), a Operação Pronto-Emprego sob a linha de transmissão de energia entre Águas Claras e Arniqueiras. A ação fiscal foi realizada com a participação de diversos órgãos do GDF.
Foram removidos 26 barracos/tendas montadas precariamente e com ligação clandestina de energia e água, desobstruídos cerca de 50 mil metros quadrados de área, retirados 17 caminhões caçamba trucado de resíduos inservíveis e cerca de 250 metros cúbicos de resíduos sólidos.
No momento da ação havia 35 pessoas presentes entre adultos e crianças. A equipe da Proteção Social 24h da Secretaria de Desenvolvimento Social esteve presente durante toda a ação, mas nenhuma pessoa em situação de rua manifestou interesse em ir para uma unidade de acolhimento, como a Casa de Passagem de Taguatinga. Ninguém foi retirado do local.
No local existiam 30 famílias, já assistidas por benefícios do governo.
*Com informações do DF Legal