22.5 C
Brasília

PMDF: novos comandantes querem uma aliança com a população do Guará no combate à criminalidade

Data:

Compartilhe:

Há uma semana o 4ºBPM do Guará tem novo comandante da tropa de policiais, tenente- coronel Aragão, deslocado do 25º Batalhão, no Núcleo Bandeirante, com 95% de aprovação do trabalho desenvolvido naquela região. Em paralelo, o Guará ganha um reforço ainda maior na segurança pública, com a fixação do comando do 2ºCPR, na cidade, sob o comando do morador do Guará, coronel Cristiano Souza. O Blog da Zuleika foi conversar com os dois novos comandantes para saber um pouco mais do trabalho a ser desenvolvido nesta região administrativa.

Tive a oportunidade de conhecer de perto a sala de videomonitoramento, o grande ganho de reforço no Guará, instalado há poucos dias. Os dois coronéis estão preparados para utilizar desta ferramenta para que a inteligência policial faça ações pontuais e certeiras. “Já não temos tempo para treinos. Vamos para o jogo”, afirma o TC Aragão. Entre suas prioridades está a volta do Previnindo com Arte, que na sua opinião é uma grande ferramenta de prevenção à criminalidade. “Queremos sedimentar este projeto que ficará como um legado à população guaraense e , também, servirá como modelo para outras RAs, de prevenção primária. Só conseguimos mudar a realidade humana pela educação”, afirma o novo comandante.

O 4º BPM está de portas abertas para receber a todos que queiram conhecer nosso trabalho e trazer informações que possam ajudar o trabalho da PMDF. A população quer ver os policiais nas ruas com as viaturas. Nem sempre é possível. Estamos em uma nova era: a da inteligência policial. E a comunidade vindo para dentro do quartel, reforçaremos os esquemas de prevenção à criminalidade. Queremos ir direto ao foco. Para isso usamos um conjunto de ferramentas legais. A PMDF está pronta para evitar crimes. Se ele não acontecer já estamos fazendo o nosso papel.”, esclarece o coronel.

Comando Policiamento Regional

É uma unidade dentro da PMDF que tem sob o seu comando vários quarteis das regiões administrativas do Guará, Estrutural, ParkWay, Riacho Fundo I e II, SIA,SCIA, Candangolândia e Núcleo Bandeirante. A expertise e o trabalho desenvolvido dentro da PMDF e da Secretaria de Segurança Pública foram fundamentais para a escolha do nome do TC Cristiano Souza para comandar o 2º CPR, que está, a partir de agora, baseado no 4º BPM. “Tenho comandantes de quartéis excelentes para atuarmos nas manchas criminais de cada região administrativa. Cada uma tem sua especificidade e peculariedade, como homicídio, feminicidio, roubo a carros, roubo a residências, roubo a pedestres, dentre outras modalidades. Com a integração com a comunidade teremos dias muito bons para a segurança pública”, acredita Cristiano.

Vejam a nitidez das imagens. A tela da direita mostra moradora dentro do Supermercado Pão de Açúcar, no Guará I

“Estamos abertos à integração com outros órgãos governamentais como a Neoenergia no reforço à iluminação pública; Novacap e SLU na limpeza; DF Legal, nosso parceiro de primeira hora e as administrações regionais sempre presentes, um reforço a mais na prevenção. O grade comando estar no Guará traz uma série de vantagens. O videomonitoramento é o início de um trabalho maior, e queremos ampliar ao máximo onde ele pode chegar. Vamos fazer ações conjuntas onde os quartéis poderão se unir no combate a um foco específico em uma RA. Faremos o melhor possível com levantamento de informações para aplicação de um policiamento científico no sentido de redução da criminalidade. Fazer mais com menos efetivo é a nossa intenção”, argumenta o TC Cristiano.

Entradas e saídas do Guará muito bem vigiadas pelas câmeras com policiais 24 horas monitorando

Outra ferramenta aguardada pela PMDF na solução do policiamento preventivo de crimes é a tecnologia de reconhecimento facial e de placas veicular. Que será assunto de nossa próxima reportagem, após efetuar pesquisas. Já sabemos que tem preto de lei na CLDF, Vamos aprofundar o conhecimento para explicar a todos.

Uma curiosidade, que eu não sabia, é que a região administrativa da Estrutural, já não faz parte do policiamento do 4º BPM, e sim do 15º BPM, criado recentemente. Da nossa área fazem parte o Guará I e II, Lucio Costa e SOF Sul.

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Entenda o golpe do Pix errado e saiba como não ser enganado

Criminosos alegam transferência por engano e pedem devolução À medida que o Pix vai sendo cada vez mais utilizado para pagamento e transferência de dinheiro,...

Proteção legal para animais vítimas de maus-tratos no Distrito Federal

Publicado no DODF desta sexta-feira (19), texto proíbe o tratamento dos bichos como objetos e garante tutela jurisdicional em caso de violação de direitos O...

Park Sul tem seu templo regularizado por meio do Programa Igreja Legal

Governador Ibaneis Rocha entregou, na sexta-feira (19), à Mitra Arquidiocesana de Brasília o Contrato de Concessão de Uso Oneroso com Opção de Compra da...

Detran-DF realizará leilão de veículos nos dias 29, 30 e 31

Serão 873 veículos, sendo 388 destinados à circulação e 485 classificados como sucata O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoverá nos dias 29,...

Experiência HackaCity Guará 2024 com atividades para impulsionar o futuro da tecnologia na Escola Técnica

Prepare-se para uma experiência única e transformadora nos dias 20 e 21 de julho, a partir das 9h, no Guará. O evento HackaCity promete...

2 COMENTÁRIOS

  1. Venham então fazer uma limpa na praça da QI 09, que é infestada de traficantes o dia todo e ainda fazem baderna a noite inteira. Nunca vejo uma viatura sequer aqui. Ou ignoram ou fazem vista grossa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido