Trocar lâmpadas incandescentes, fluorescentes compactas ou halógenas por modelos de LED representa uma economia de até 40% no sistema de iluminação. O refrigerador, em média, é responsável por 30% de todo o consumo de uma residência. Para contribuir com a redução do consumo em comunidades populares do Distrito Federal e ainda incentivar o distanciamento social, a Neoenergia Brasília promove a troca de lâmpadas e refrigeradores mais eficientes porta a porta, sem custo para os clientes. De março a julho, a companhia substituiu, ao todo, 1,5 mil refrigeradores e 22 mil lâmpadas de LED, beneficiando clientes regulares do Distrito Federal. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
As ações porta a porta buscam promover a economia de energia nessas comunidades. “O projeto contribui para a redução do consumo de energia da população que mais precisa economizar, como também contribui para hábitos mais sustentáveis com o uso da energia. Com a troca das lâmpadas de LED em cada residência conseguimos beneficiar a população com toda segurança que o momento exige”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.
COMO PARTICIPAR:
As comunidades são visitadas pelos agentes, com o objetivo de promover um atendimento mais próximo evitando deslocamentos e aglomerações. Nessas visitas, os clientes podem fazer a troca de até cinco lâmpadas ineficientes por modelos de LED e também é realizada uma avaliação do refrigerador da moradia, que também pode ser elegível à substituição.
Para solicitar a substituição da lâmpada, o imóvel deve ser residencial e o cliente deve apresentar um documento de identificação e a fatura de energia do mês anterior. É necessário entregar as lâmpadas antigas, que podem ser incandescentes, fluorescentes compactas ou halógenas com potência de pelo menos 14 Watts. Para a substituição dos refrigeradores, a concessionária envia um técnico especializado para avaliar as condições do refrigerador da moradia. Caso ele se enquadre nas condições exigidas pelo programa, o morador é novamente contatado pelas equipes de campo da distribuidora.
Os moradores podem acompanhar a evolução do projeto no site da distribuidora (https://www.neoenergiabrasilia.com.br/sobre-nos/Paginas/eficiencia-energetica.aspx), atualizado semanalmente com os locais de atuação das equipes.
Uma das vantagens de participar das ações e trocar as lâmpadas ineficientes por LED é conseguir a mesma capacidade de iluminação gastando menos energia, já que elas têm potencias menores. Além disso, têm uma durabilidade maior do que outros modelos e o seu descarte pode ser feito em lixo comum porque elas não têm materiais tóxicos na sua composição, como o mercúrio, presente nas fluorescentes.
*Com informações da Neoenergia Brasília