A circulação de carroças no Distrito Federal é proibida por lei desde 2016, mas ao que parece de nada adiantou, pois os carroceiros não querem abrir mão de continuar explorando os animais de tração, principalmente os cavalos, que são os que mais sofrem.
Uma égua pariu um filhote enquanto puxava carroça em Planaltina do DF. O caso aconteceu no final do mês de setembro. A denúncia chegou ao deputado Daniel Donizet (PL), que foi até o local providenciar o resgate do animal.
Para o deputado Daniel Donizet, o caso chama a atenção pela crueldade. “Recebemos a denúncia com imagens do animal ainda com a placenta, junto ao potro caído no chão, ao lado da carroça. Além de explorar o animal e infringir a Lei que proíbe carroças no DF, o carroceiro ainda faz isso com uma égua prenha prestes a parir. Absurdo total!”, desabafou o deputado.
Assim que soube da situação, o distrital defensor dos animais acionou a Polícia Militar e a Secretaria de Agricultura (Seagri) para fazerem o flagrante e o resgate do cavalo. Égua e filhote foram levados para o curral da Seagri, onde receberão tratamento médico-veterinário e depois serão colocados para adoção. “Felizmente, conseguimos salvar mais duas vidas inocentes da exploração nas ruas do DF. Que mãe e filho fiquem bem!”, disse Daniel.

O carroceiro foi encaminhado para a 16ª Delegacia de Polícia de Planaltina, onde o distrital registrou o Boletim de Ocorrência. “Agora, vou acompanhar o caso de perto. Essa situação tem que ser investigada. Não aceito impunidade! A circulação de carroças é proibida no DF pela Lei 5.756/2016. Mais um caso que levarei para a CPI dos Maus-tratos a animais da Câmara Legislativa!, afirmou o deputado, que é presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito”, afirmou o distrital.