A PMDF foi acionada por volta das 12h para atender uma ocorrência de vítima de arma branca, no condomínio Total Ville na quadra 203 de Santa Maria. O filho tentou contato com a mãe, Vilma da Cruz Galvão,por diversas vezes e não conseguiu. Ele foi até a casa, arrombou a porta e encontrou a mãe já sem vida. Ela tinha 51 anos e foi atingida com golpes de faca. Vilma trabalhava em um sindicato na luta contra o racismo e na defesa da mulher.
Até o momento ninguém foi detido. Há suspeitas que o autor do crime tenha sido o companheiro da vítima. Imagens de câmeras de segurança do condomínio mostram o suspeito deixando o local por volta de 1h30. O Corpo de Bomeniros fo ichamado, mas foi constatada a rigidezx cadavérica. O caso está sendo investigado pela delegacia de Santa Maria.

A PMDF sempre enfatiza que conta com o já reconhecido e amplamente divulgado Provid (Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar) que é um programa que busca atuar de forma preventiva contra a violência doméstica. Se neste caso da PMDF tivesse sido procurada previamente, a família estaria sendo atendida por policiais do programa e o crime poderia ter sido evitado.
Os casos de feminicídio no Distrito Federal se igualaram, nos primeiros oito meses de 2021, ao total verificado no ano passado: são 17 vítimas em cada um dos dois períodos. Contudo, o primeiro semestre foi de alta nos registros em todo o país, segundo o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo Souza Ferreira. Além disso, o chefe da pasta enfatizou que, na comparação com o verificado em anos anteriores, houve uma redução considerável das ocorrências no DF.
O recorde de notificações desse tipo de crime no DF ocorreu em 2019, quando 29 mulheres foram assassinadas por condição de gênero. Ontem, no programa CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília —, Júlio Danilo reconheceu o aumento dos feminicídios neste ano, mas disse que a pasta atua para que eles diminuam cada vez mais.
*Com informações da PMDF e Correio Braziliense
Precisamos de ajuda dos nossos representantes parlamentares para mantermos campanhas postadas nas televisões, redes sociais e condomínios no incentivo de cessar o FEMINICIDIO!!!