19 de novembro é destacado o Empreendedorismo Feminino em todas as áreas de atuação, seja no comércio ou indústria, e vários outros segmentos da nossa economia nacional. No Guará, as mulheres avançaram na área da beleza e da moda, será que é porque temos um Polo de Moda, na maioria das vezes nem tão moda assim. Mas existem as que resistiram e estão tocando seus negócios com maestria. É o caso da estilista América Rocha já contado em outra reportagem:http://blogdazuleika.com.br/made-in-polo-de-moda-modelista-e-o-vestido-que-foi-parar-no-tapete-vermelho-do-oscar-2021/
Hoje abordaremos a história vencedora da cearense de Nova Russas (CE), Ana Cristina Gonçalves de Sousa, que chegou no Distrito federal em 1988. Foi uma das pioneiras do Polo de Moda, onde enfrentou as dificuldades de montar seu próprio negócio em um setor relativamente novo na cidade. A D’ Tracks teve início em um espaço cedido e com duas máquinas usadas.
No início a atividade principal era de facção para clientes, confecção de camisetas e uniformes. “Com o crecimento da demanda, chegou a necessidade de comprar máquinas modernas, profissionais e com melhor capacidade de produção. Optei pela moda praia com a confecção de biquínis, modinha feminina, maiôs, calças corsário, lingerie, shorts e uniformes. Minhas peças caíram no gosto das freguesas e a clientela foi só aumentando”, relata Cristina.
Seu empreendimento não parou de crescer e hoje conta com 15 máquinas e emprega duas costureiras. Com o crescimento do negócio houve a necessidade de ampliação de espaço. A D ‘Tracks hoje funciona na QE 40,conjunto H, lote 13- Guará II, em um amplo espaço com moda masculina e feminina e variedade de estoque, em um espaço amplo e arejado para melhor atender á cliente. Cristina é a alma de seu próprio negócio. Sempre com um sorriso calmo e atendendo o imediatiosmo das necessidades de dua clientela, conquistou uma vasta clientela. Geradora de emprego e renda, abriu sua empresa como MEI (Microempreendedora individual), uma empresa bem familiar, e segue tocando com maestria sua opção de vida que foi o empreededorismo.
Os trabalhadores são requisitados conforme a demanda para otimizar os negócios.