O dia D vai ser bem produtivo para a equipe de imunização da UBS01, localizada ao lado do Hospital do Guará no Guará I. Uma parte ficará na unidade de saúde para aplicar a D2 de combate à Covid-19 e outra será deslocada para a Feira do Guará, das 9 às 17 horas, em busca de pessoas que ainda não tomaram a D1, a ela vão se juntar outras equipes das quatro unidades básicas de saúde da cidade, pois o trabalho será intenso e fundamental para a volta da normalidade. Será uma busca bem atípica com um processo de convencimento dos frequentadores da Feira do Guará, sempre cheia aos sábados e domingos de consumidores de várias regiões administrativas e de moradores de embaixadas.
“Hoje, o GDF e a Secretaria de Saúde estarão fazendo uma busca ativa das pessoas que ainda não se vacinaram. Nosso esforço será com a primeira dose para quem tem mais de 18 anos. Vamos levar o imunizante mais perto das pessoas”, destaca o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.
O Dia D é uma parceria da Secretaria de Saúde com outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), como a Secretaria das Cidades e as administrações regionais. O objetivo é ir até onde a população se concentra nos fins de semana e levar a primeira dose. Estima-se que cerca de 248 mil pessoas ainda não tenham iniciado o ciclo vacinal contra a Covid-19.
Todos os locais que ofertarão a segunda dose terão AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer–BioNTech. Lembrando que o prazo para segunda dose é de 14 a 28 dias para quem tomou CoronaVac e de 56 dias para quem recebeu AstraZeneca ou Pfizer. A dose de reforço também será ofertada nesses pontos. Veja quais são eles:
“Entendemos que a vacinação é fundamental para a segurança de todos. Por favor, vejam os locais de vacinação onde estaremos volantes e nas UBSs. Juntos, tenho certeza de que levaremos mais segurança para a coletividade do Distrito Federal”, destaca o secretário de Saúde.
*Com informações da Agência Brasília