Desde às 15 horas desta quarta-feira, que os moradores do Guará viram e perceberam a Polícia Militar do Distrito Federal em todos os locais já pre determinados pela inteligência policial como de maior incidência de mancha criminal. Foram 8 horas de patrulhamento intenso onde foram utilizados todos os equipamentos disponíveis da PMDF, como viaturas, motocicletas, helicóptero e cavalos, disponibilizados para o efetivo que teve como comandante o TC Adauton Santana, novo comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar no Guará.
A operação, foi idealizada pelo Departamento de Operações – DOP/PMDF, com a finalidade de reduzir o medo do crime e o enfrentamento a ilícitos penais diversos, sobre tudo dos delitos contra o patrimônio, como roubo a transeuntes e ao comércio.
Foram empregados 55 policiais, 19 viaturas, 06 equinos e 01 helicóptero. E foi um sucesso com zero de chamado de ocorrências nem no telefone direto do 4º Batalhão ou no 190, número mais acessado por toda a população.
Resultados alcançados:
217 pessoas abordadas
32 veículos abordados
19 motocicletas abordadas
06 autos de infração de trânsito aplicados
Estrategicamente, a largada para o início da operação foi na QE40, Polo de Moda, que neste ano de 2021 ocorreram alguns crimes que mobilizou toda a PMDF. Moradores do local sempre reclamam e pedem uma presença mais ostensiva na região. Hoje puderam ver várias viaturas percorrendo os conjuntos. veja vídeo no @blogdazuleika
Esta foi a primeira operação sob o comando do TC Adauton, remanejado par comandar o batalhão do Guará, após grande êxito no batalhão rural. “ficamos com a sensação do dever cumprido. Esta é a primeira de muitas que virão”, esclarece o TC.