O terceiro ciclo do RENOVADF – Programa de Qualificação Profissional e Renovação de Equipamentos Públicos – foi lançado, na manhã desta quinta-feira (11), no Guará e em Águas Claras, após ter contemplado, ainda nesta semana, o Itapoã. Iniciativa da Secretaria de Trabalho (Setrab), o programa – que já tem inscrições abertas para a quarta etapa, prevista para dezembro – já marcou presença em quatro regiões administrativas (RAs) este ano.
A reportagem do Blog da Zuleika foi ver de perto quem são os alunos contemplados pelo RenovaDF, percebemos que a grande maioria é composta de mulheres. Todas devidamente uniformizadas, com bonés, brincos, maquiagem e uma alegria imensa nos olhos. As máscaras escondem os sorrisos, mas os olhos pulam de felicidade. Deste universo de pessoas desconhecidas, conversamos com uma senhora que retrata bem o momento atual da nossa economia candanga.
Silvânia: Meu Natal será com toda minha família reunida. Eu não acreditava que em 2021 isso seria possível
Silvânia Freire da Cruz,51 anos, escutava atentamente o que as autoridades presentes ao ginásio do antigo Colégio Maxwell falavam.Durante a abordagem da reportagem era nítida sua alegria e suas palmas eram de entusiasmo. “Não tenho palavras para expressar meu contentamento. Moro no Sol Nascente e sou mãe de 7 filhos, 13 netos e 2 bisnetos. Há tr~es anos estou desempregada, após passar 8 anos em uma firma como serviços gerais. |Todos estes anos não peguei em um dinheiro ganho com meu suor. Com o RenovaDF vou ter uma nova profissão e a oportunidade de passar o Natal com dignidade. A casa vai ficar cheia. Agora posso chamar a todos para as festividades.Vou comprar uma lembrancinha para cada um na Feira dos Goianos”, nos revela uma aluna, que com certeza será bem aplicada em suas tarefas.
No alto do palanque, com certeza, as autoridades discursavam sobre as vantagens para as cidades atendidas, Guará e Águas Claras, mas lá embaixo, vidas já estão sendo transformadas pelo programa tão bem elaborado.
Estiveram presentes no lançamento do Renova DF as lideranças do Guará, Mayara Franco (Maes e Filhas do Guará), Renato Oliveira, Vinicius Cardoso, Myla Rodrigues, Paulo César (A Fome não Espera) e Simone Vaz (Tempo de Plantar)
Que traz educação aliada à renda. Que faz o comércio girar e devolve à dignidade há muito perdida.Governantes devem governar pensando no povo, célebre frase de Joaquim Roriz. E ao entrevistar Silvânia, pensei, Ibaneis Rocha está seguindo os passos de Roriz. Seus aliados de primeira hora na Câmara Legislativa, Robério Negreiros, Delmasso e Leonardo Prudente, se unem para que as emendas parlamentares possam devolver ao povo a vontade de viver.
O vice Paco Brito, entrega o cartão que dará direito à bolsa de estudos, ao lado dos distritais Leonardo Prudente e Robério Negreiros
Ah, outra fala de Silvânia que me chamou a atenção, “eu estou vendo gente, vendo autoridades, estou vivendo novamente”, gente é forte. Não ter trabalho tira nossa autoestima, eu hoje, aposentada, sei o quanto é difícil ter que por água no leite para dar a um filho que está com fome.
Ás mulheres atenderam em massa o chamado para o RenovaDF e são as grandes protagonistas
Mais 750 alunos receberão cursos práticos de qualificação social e profissional, nas áreas de construção civil e jardinagem, ministrados pelo Senai. Desse total, 500 estudantes atuarão em Águas Claras e 250, no Guará. “É o maior programa de inclusão social e qualificação profissional do Brasil”, afirma o secretário de Trabalho, Thales Mendes. “Chegaremos aos 4,5 mil alunos”.
PESCADORES
Presente ao evento, o vice-governador Paco Britto, após parabenizar os alunos e agradecer às equipes, divulgou a mensagem do governador Ibaneis Rocha: “Estive com o governador há pouco e ele me pediu para transmitir abraços a todos vocês, que serão os novos pescadores. Perguntei: ‘pescadores, governador?’. ‘Sim’, ele respondeu; ‘não estamos dando os peixes, mas ensinando a pescar’. Com esse curso, [os inscritos] vão poder competir com igualdade”.
Também prestigiou o encontro o secretário de Governo, José Humberto, que ratificou a grandiosidade do projeto idealizado pelo governador Ibaneis. “Neste ano, estamos atendendo 10 cidades das 33 [que compõem o Distrito Federal]”, disse. “No ano que vem, completaremos todas. É uma oportunidade de aprendizado de trabalho.” Dirigindo-se aos estudantes, declarou: “Agarrem essa oportunidade e renovem as cidades, mas, principalmente, a vida de vocês”.
Também estiveram presentes à cerimônia de lançamento o secretário executivo de Cidades, Valmir Lemos; o presidente da Novacap, Fernando Leite; o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior; os administradores regionais do Guará, Águas Claras e da Estrutural – respectivamente, Luciane Quintana, André Queiroz e Josivania Gurgel –; o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), coronel Edmar, e os deputados distritais Rafael Prudente e Robério Negreiros. Robério informou que a Câmara Legislativa do DF (CLDF) já destinou ao RENOVADF recursos de R$ 35 milhões, originários de emendas parlamentares.