25.5 C
Brasília

Festival Palco em Cena, no Varjão, tem arte e cultura com inscrições gratuitas

Data:

Compartilhe:

Entre os dias 13 e 19 de dezembro a Palco Comparsaria Primeira de Talentos realiza em sua sede, localizada na Região Administrativa do Varjão, o festival Palco em Cena. Disponível online, o evento vai reunir na programação, totalmente gratuita, 11 atividades formativas em diversas áreas da economia criativa e 8 shows. Todas as atrações e aulas serão transmitidas pelo canal oficial do festival no YouTube (bit.ly/PalcoEmCena). O prazo para as inscrições nas atividades formativas se encerra em 10 de dezembro e são feitas pelo link :

https://forms.gle/KQkF6FQWAy3Cso649

A realização do festival conta com o apoio da Secretaria de Turismo, Administração e Conselho Regional de Cultura do Varjão, da Central 61 de Produções e do Batidão Sonoro.

O festival foi concebido para ser um conjunto de ações com o objetivo de fomentar a arte, o acesso à cultura, a economia criativa, o empreendedorismo e a promoção do turismo, por meio da transformação social voltada à população das periferias do Distrito Federal, com foco na comunidade do Varjão do Torto.

A programação musical conta com nomes como Sandrão RZO, Nãnan Matos, Realleza, Jah Live, Batidão Sonoro, DJ Janna e BellaDonna, e vai oferecer, além do acesso democrático à cultura, capacitação e estímulos à reflexão sobre a importância da economia criativa em suas diversas linguagens para quem vive nas periferias, sobretudo a população mais jovem. Nas atividades formativas estão nomes como Mestra Janja, LeiDiDai, Sara Loiola, Aline Karina, Jeny Choe, Cristiane Sobral, Adriana Gomes, Fabiana Balduína entre outros nomes.

“A importância do projeto está em conectar e fortalecer a rede cultural de base comunitária dos territórios periféricos do DF, promovendo o turismo e oferecendo à população, sobretudo a do Varjão, atividades culturais e formativas”, afirma Marcela Coelho, produtora cultural, especialista em turismo, integrante da Palco Comparsaria, e uma das idealizadoras do Palco em Cena.

De acordo com Marcela, um dos objetivos do evento é “levantar também a reflexão sobre os espaços disponíveis na arte do Distrito Federal para a cultura negra. Aqui existe uma quantidade enorme de fazedores de cultura. São artistas, produtores, empreendedores, coletivos de juventudes, movimentos, organizações, espaços, pontos e pontões de cultura que, devidamente visibilizados e apoiados, são potencializadores do turismo no DF”, acrescenta.

Turismo cultural e comunitário
O festival fortalece a cadeia produtiva da cultura e estimula o público a se envolver com o turismo cultural e de base comunitária nos territórios do DF, além do empreendedorismo criativo, produção independente, atividades profissionais que geram benefícios sociais ao mesmo tempo em que promovem resultado financeiro positivo e de forma sustentável.

Na análise de Marcela Coelho, a relevância do Palco em Cena está na “potencialização dos trabalhadores da economia criativa, sobretudo neste momento pandêmico que ainda estamos vivendo, sendo também uma iniciativa de afirmação de identidades, com potencial criativo, tecnológico e de inovação”.

“As ações promovidas podem apontar para a inclusão econômica da população local e do território, além de apresentar contribuições para o conjunto da sociedade. Além disso, o projeto abre um espaço na internet para a criação de rede de artistas, criadores, parceiros e comunidade periférica do DF, estimulando o interesse do público em conhecer novos trabalhos e artistas”, conclui a produtora.

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Trio Siridó celebra mais de 50 anos de forró na Escola Parque de Ceilândia

Apresentação encerra a turnê de comemoração de 52 anos do grupo pioneiro de forró no DF Em 2024, o Trio Siridó completa 52 anos como...

Férias escolares: ocorrências com pipas presas na rede elétrica aumentam 35% no Distrito Federal

Neoenergia Brasília alerta sobre riscos e cuidados com a segurança durante a brincadeira Durante o período das férias escolares em julho, muitas crianças e adolescentes...

Zoológico de Brasília abre todos os dias em julho

Público poderá visitar os animais durante toda a semana, nos mesmos horários; bilheteria segue funcionando só até as 16h Durante este mês, o Zoológico de...

GDF abre inscrições para curso de formação de síndicos com aulas no Guará

As aulas serão ministradas no auditório da Administração do Guará, de 13 a 16 de agosto, e as vagas são limitadas O Governo do Distrito...

Estrutural recebe 32ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão

Programa da Sejus estará na cidade, na sexta (5) e no sábado (6), com atendimentos do Na Hora e vacinação para cães e gatos,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido