Nesta manhã, através de ação conjunta da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba e da PCDF, foi dado cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de VICTOR HUGO FREITAS VIEIRA, investigado pela 38ª DP pela prática de estelionato.
A prisão do autor foi efetuada por policiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba, após levantamento da 38ª DP, informando que o procurado poderia estar escondido na casa de seu genitor, situada em João Pessoa/PB.
O autor, dono da empresa VIAJAR MAIS TURISMO, é investigado por vender pacotes de viagens inexistentes para diversas vítimas do DF.
No inquérito apurado pela 38ª DP, o autor, no mês de agosto deste ano, vendeu um pacote de viagens, marcadas para o mês seguinte, a um casal residente em Vicente Pires e, mesmo após receber a quantia aproximada de R$ 12.000,00 (doze mil reais), a viagem não aconteceu.
Durante a investigação realizada, fora apurado que o procurado atuava com práticas ilícitas desde o ano de 2014, sendo apontado como autor em outras vinte e duas ocorrências policiais, das quais dezesseis perpetradas com o mesmo modus operandi, qual seja: ele simulava a contratação de pacotes aéreos para clientes de sua empresa, recebendo e se apossando dos valores pagos, e não adimplindo com o prometido.
Em alguns dos casos, a viagem aérea acontecia, porém, ao chegarem no destino, as vítimas descobriam que não havia a hospedagem e/ou o serviço de transporte contratado.
Ao perceberem que eram vítimas de um golpe e procurarem o autor, este com o único intuito de continuar os mantendo em erro, apresentava aos clientes lesados inúmeras desculpas e falsas promessas de ressarcir o prejuízo causado.
Estima-se que o prejuízo total causado às vítimas é de R$ 92.000,00 (noventa e dois mil reais), sem contar os valores que alguns deles tiveram que arcar com as passagens de volta, de transporte e/ou de hospedagem.
Segundo apurado, após ter seus crimes divulgados pela imprensa, o autor fugiu do Distrito Federal, tendo se escondido em cidades do Nordeste.
Na última sexta feira (17/12/21), os policiais da 38ª DP apuraram que o foragido, procurado desde 23/11/2021, estava escondido na casa de seu genitor, situada em João Pessoa/PB, tendo a informação sido repassada para a Subsecretaria de Inteligência do Estado da Paraíba e, após levantamentos no local, a prisão do autor foi cumprida nesta manhã (21/12/21) por policiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba.
Espera-se que o autor seja recambiado ao Distrito Federal no próximo mês.
Caso condenado, o autor pode pegar de 1 a 5 anos por cada crime de estelionato perpetrado.
*Informações da 38º DP