25.5 C
Brasília

Artistas do DF se reinventam e trazem espetáculos pela internet

Data:

Compartilhe:

Em meio a atual situação tem sido desconfortável o novo formato de vida em prisões dentro de nossas casas (Prisões domiciliares). A depressão, o mal-estar, entre outros problemas de saúde, estão sendo algumas das causas que assolam as pessoas. Atualmente esses problemas impedem muitos de seguirem seus projetos e seus ofícios.  E entre as pessoas afetadas encontram-se os artistas.

O Multiartista Alvaro Neto e seus parceiros tentam driblar as dificuldades de acesso ao público causadas pela pándemia

Como são obrigados criar e a inovar, um dos principais meios que encontraram para demonstrar o seu trabalho é a internet. Uma das implicações dessa nova possibilidade de interação surge a possibilidade de atuação em diversos canais e com isto novos meios de mostrarem seus talentos e conhecimentos.

 Dentre tantas iniciativas bem-sucedidas que poderíamos mencionar, podemos citar o trabalho do multiartista Alvaro Neto e seus parceiros. Seus talentosos desenhos, fotos e vídeos, já espalhados pela rede, são uma amostra desse trabalho. Com muitas obras lançadas durante a pandemia. Confira aqui, de forma gratuita, através dos links abaixo o relançamento de uma adaptação de os “Saltimbancos”, em que o artista fez a direção geral do musical. Essa obra foi reapresentada pelo artista através dos canais do IACANInstituto de Artes e Cultura Alvaro Neto, cenas do musical. Ela foi fruto da colaboração entre os seus alunos de Brasília – DF, uma parte do curso de preparação para atores. O elenco contou com a presença de: Beatriz Paes, Cadu Dias, Glegore Santana , Fernanada Veloso, Lucas Pinho,  Rafaela Rollof, Rafaela Carvalho, Nanda Bezzi, Vaneila Camargo, Vitoria Geronasso, Yanko Calisto, Juliana dos Santos e Julia Paz.

Essa peça já foi montada, remontada, adaptada e readaptada por muitos artistas e educadores. “Os saltimbancos” é uma peça de teatro de Sérgio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, inspirada no conto “Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm. Sendo um grande clássico da literatura mundial, os irmãos Grimm criaram uma alegoria política sempre atual e reflexiva na qual um burro representaria os trabalhadores do campo; a galinha, a classe operária; o cachorro, os militares; e a gata, os artistas.

Durante a pandemia do COVID 19, que já vem afetando a população mundial desde o ano de 2020, houve impactos em todos os países e em todas as áreas. É por causa disso que muitos artistas estão se reinventando durante a pandemia. Pois, uma crise de público e a dificuldade do corpo a corpo está fazendo vários artistas buscarem novas alternativas. Pensando nisto houve uma manifestação bombástica nas redes sociais e mídias digitais: são vídeos, fotos e áudios em publicações e até mesmo em republicações em alta como o famoso TBT, que significa um retorno as quintas-feiras onde os usuários postam as quintas-feiras lembranças de outras datas.

Sendo assim, devido à crise sanitária e de saúde, o setor cultural está restrito, onde todos os seguimentos encontram-se em dificuldades para exercer o oficio.

Entre tantas outras consequências dessa catástrofe cultural e educacional, os artistas também se encontram de maneira geral em situações desoladoras. As contas bancárias estão tão vazias tanto quanto os pontos culturais, forçando-os, assim a se reinventaram novamente e desta forma diversificarem suas atividades para que ela possa chegar a todos.

Ao trabalhar na área de entretenimento por meio de home office os profissionais buscam suprir suas necessidades de arte e educação, através do estudo e apresentações à distância encontraram um formato adequado que atenda as novas necessidades, evitando assim aglomerações e isso torna a adaptação mais natural para que profissionais de todo o mundo se apresentem em lives, vídeos e áudios e imagens que são usadas para entreter o público.

           Ora, para manter a arte durante a pandemia os artistas se manifestam. Seja este ele um profissional ou amador fazem parte de uma categoria que contribui para amenizar o tédio da quarentena. Utilizando vários tipos, estilos e formatos, seja gravando um vídeo ou tirando fotos para postar na rede o artista contribui com seu papel. Utilizando ferramentas no meio digital que foram criadas para edição e criação de conteúdo, essa iniciativa já deu seus frutos descobrindo novos talentos e novas estratégias em antigos talentos. Aliás, muitos desses trabalham de forma voluntária e solidária tenta confortar a agonia das perdas e das reviravoltas trazidas a todos pela quarentena.

Jumento

Cachorro

Gata

Galinha

Bailarina

Dorme a Cidade:

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Trio Siridó celebra mais de 50 anos de forró na Escola Parque de Ceilândia

Apresentação encerra a turnê de comemoração de 52 anos do grupo pioneiro de forró no DF Em 2024, o Trio Siridó completa 52 anos como...

Férias escolares: ocorrências com pipas presas na rede elétrica aumentam 35% no Distrito Federal

Neoenergia Brasília alerta sobre riscos e cuidados com a segurança durante a brincadeira Durante o período das férias escolares em julho, muitas crianças e adolescentes...

Zoológico de Brasília abre todos os dias em julho

Público poderá visitar os animais durante toda a semana, nos mesmos horários; bilheteria segue funcionando só até as 16h Durante este mês, o Zoológico de...

GDF abre inscrições para curso de formação de síndicos com aulas no Guará

As aulas serão ministradas no auditório da Administração do Guará, de 13 a 16 de agosto, e as vagas são limitadas O Governo do Distrito...

Estrutural recebe 32ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão

Programa da Sejus estará na cidade, na sexta (5) e no sábado (6), com atendimentos do Na Hora e vacinação para cães e gatos,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido