27.5 C
Brasília

Polêmica: donos de bares querem passaporte vacinal dos clientes

Data:

Compartilhe:

Embora o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) tem afirmado que é contra a exigência de pacote vacinal no DF, instituições de ensino como a UnB passou a adotar a medida para o corpo docente e dicente. A polêmica da vez com relação ao passaporte chegou aos bares de Brasília, sempre lotados e com muitas aglomerações. Uma parcela de proprietários destes estabelecimentos querem que o comprovante de imunização contra a Covid-19 seja obrigatório para o acesso dos clientes. Entraram no manifesto a favor, até o produtores culturais e de eventos.

Divulgado ontem, o manifesto, que reúne 100 estabelecimentos do DF e a Comissão da Vacina da Câmara Legislativa do DF, pede que o GDF “regulamente com urgência a exigência de comprovante de vacinação em bares, restaurantes e eventos.” Além disso, o texto solicita participação nas decisões de combate à pandemia, para “garantir um mínimo de previsibilidade sobre as medidas adotadas que afetem o setor.

Guará:

Agentes culturais devem continuar trabalhando com segurança”, acredita o maestro

Ainda estamos apurando a opinião dos proprietários de bares e restaurantes do Guará, mas o presidente do Conselho de Cultura da cidade, o maestro Rênio Quintas, acredita que a preservação da vida é fundamental. “Sou a favor do passaporte vacinal e acredito que os produtores culturais devem continuar trabalhando e o comércio deve permanecer aberto. A razão do passaporte é não permitir que os anti-vacinas saiam por ai se divertindo e contaminando a população responsável. É como não usar o cinto de segurança porque ele não impede acidentes”, argumenta o músico.

Sócia-administradora do Mimo Bar, Ana Júlia Melo é favorável ao passaporte de vacinação. “É óbvio que a vacinação vem em uma crescente, pois a gente percebe uma melhora. Existem dados de que a maioria dos casos de contaminação é de pessoas não vacinadas, por isso, eu acredito que a obrigatoriedade como posicionamento político incentiva a população a se vacinar”, acredita.

Ela acredita que a cobrança do documento serviria como incentivo para as pessoas se vacinarem. “Ninguém deixa de sair e se divertir, porém, se as pessoas tiverem sido vacinadas, os números de internações e mortes tendem a diminuir. Eu acredito que muitas pessoas que não receberam o imunizante não são totalmente negacionistas, mas tem gente que está na comodidade ou acha que tanto faz. Então, a obrigatoriedade do passaporte vacinal seria um incentivo.

Ela ressalta que seu estabelecimento cumpre todos os protocolos de segurança. “Álcool em gel em todas as mesas e uso de máscara no ambiente do bar. O cliente pode até não querer cumprir certas coisas, mas nós acreditamos que é um respeito até pelo próximo”, resume.

A opinião da classe médica sobre a exigência da imunização em bares e restaurantes não é unanimidade, Infectologista do Hospital das Forças Armadas, Hemerson Luz não acredita que a medida seria efetiva no DF. “Para exigir o passaporte, teria de haver uma distribuição equitativa dos imunizantes. A cobertura de vacinas tem grandes diferenças nas regiões do DF. Seria uma discriminação. Se as pessoas não têm acesso à vacina ou há falhas na entrega aos postos, fica difícil cobrar o passaporte”, pondera o infectologista.

*Com informações do Correio Braziliense

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade
publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Cria do Guará, Andrey, com família na QE38, se destaca no futebol nacional e internacional

Quem conhece a história da QE 38 do Guará II, sabe que o clube dos Galácticos faz parte da identidade da quadra, e foi...

Plantas aquáticas não afetam a qualidade das águas do Paranoá

Por causas das chuvas intensas, espécies aquáticas se proliferam e se espalham, mas a Caesb garante que o lago continua em condições de uso...

Cursos gratuitos de copeira e assistente administrativo para mulheres estão com inscrições abertas no Distrito Federal

Aulas serão ministradas na Administração Regional do Gama, entre o dia 25 deste mês e 20 de dezembro Oportunidade gratuita de capacitação profissional para mulheres:...

A importância do Dia da Consciência Negra

Por Felipe Bayma O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um momento de reflexão, memória e reconhecimento das contribuições fundamentais da...

4º Batalhão da PMDF recupera bens furtados em comércio do Guará II após perseguição

Em uma ação rápida e precisa, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recuperou diversos bens furtados de um comércio localizado na QE 46...

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que você deveria fazer sua própria pesquisa, pois o correio brasiliense faz parte da imprensa vermelha que faz entrevista com duas pessoas que eles sabem que fazem parte da comunidade vermelha e depois dizem que a maioria das pessoas querem, mas na verdade, é o que a imprensa quer, juntamente com seu grupo de políticos corruptos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido