19.5 C
Brasília

Dengue avança no Guará e moradores pedem SOS com fumacê

Data:

Compartilhe:

De praga em praga estamos vivenciando dias de muitas apreensões. Com o arrefecimento da Covid-19, vem à tona a Dengue, que ficou um pouco esquecida, mas não é menos letal. Causas sérios danos à saúde e pode matar, assim como a Covid-19. Basta entrar em um corpo debilitado e com baixa imunidade, como é o caso dos idosos. Carlos Henrique Broocke, cujos pais residem próximo à Unidade Básica de Saúde 03, o postinho da 38, alertou ao Blog da Zuleika que se faz necessário, com urgência, um fumacê na quadra. Seu pai tem 83 anos pegou dengue e precisou ficar internado no Hospital Santa Lúcia por vários dias. Ao mesmo tempo sua mãe, 79 anos, foi confirmada com dengue e chicungunha, com sintomas como febre intensa, dor nas articulações e falta de apetite. Ou seja, um verdadeiro purgatório para os pais e filhos que se desdobram no tratamento dos pais idosos.

Lixos e sujeiras na rua são causadores de focos de mosqueito aedes que se alimentam da água parada nos saquinhos

Na Colônia Agrícola Águas Claras há relatos de várias famílias com dengue, atingindo principalmente às crianças. Na QI/QE02 o carro do fumacê passou por lá no último dia 10 de março, e o prefeito comunitário Pequito acredita que reforça os esforços necessários para o combate à dengue. Já o radialista e ex-administrador do Guará, Joel Alves, acredita que não adianta passar em apenas algumas quadras.”o mosquito é democrático. Ataca em todos os lugares e se proliferam nas áreas mais carentes, e que precisam ser melhor cuidadas. O ideal é atender a todas igualmente”, reforça.

Vejam o relato da Mayara Franco, do grupo Mães &Filhas do Instagram e Facebook : “Na Bernardo Sayão está cheio de foco da dengue. O Lucas Davi de 9 anos, portador de Síndrome de Down, filho de uma maezinha do Mães & Filhas saiu da UTI, na última segunda-feira, após longas semanas internada devido a dengue (foto da capa). A mãe dele afirma que tentou por diversas vezes contato com os órgão responsáveis e não conseguiu”, esclarece Mayara.

Lenir Honorato Van Der Broocke 79 anos e
Luiz Carlos Van Der Broocke 84 anos, moradores da QE38, ambos acometidos pela dengue

O Blog da Zuleika foi atrás da superintendente da Regional Centro Sul da Secretaria de Saúde, a médica Flávia Oliveira que nos antecipou que nesta semana acontecerá uma reunião com a administradora regional do Guará, Luciane Quintana e que determinará às ações pautadas no combate à dengue. Ah, mas você leitor, deve pensar, poxa vida, esta Zuleika só fala em reunião. É o trâmite para as coisas acontecerem na vida da nossa comunidade. São chamadas políticas públicas. Nada mais se faz no improviso. Existe todo um sistema e um Tribunal de Contas a vigiar as ações governamentais.

Prevenção

Batendo de porta em porta os agentes ambientais do GDF realizam ações de prevenção e educação ambiental

Semanalmente, equipes da Secretaria de Saúde definem os locais onde as equipes de vigilância ambiental irão, com base na incidência da dengue. Só em janeiro, eles estiveram em 176.835 imóveis no DF, onde foram encontrados 34,9 mil objetos ou espaços com acúmulo de água suficiente para gerar criadouros. Os que contêm ovos ou larvas são tratados com inseticida. Já a aplicação do fumacê é outra estratégia adotada onde há mais casos identificados.

“A população também precisa fazer o papel de agente”, afirma a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental do Guará, Herica Pereira. Ela explica que os ovos do mosquito podem esperar até 450 dias em locais secos, prontos para eclodirem assim que houver contato com a água. “É imprescindível que vasilhames que possam acumular água sejam limpos e esvaziados uma vez por semana para eliminar os ovos”, completou.

Outra atitude é colaborar com o trabalho dos agentes de vigilância ambiental. “A população tem que se engajar porque é uma questão de saúde pública. Temos que acolher esse profissional porque ele está ali para ajudar a todos”, diz Guilherme dos Reis, morador do Guará.

*Com informações da Agência Brasília

Sou Carlos Henrique Broocke. Representante Comercial em Brasília DF e entorno da EcoPower Energia solar!
Somos uma grande empresa com 8 anos de mercado e mais de 18mil projetos instalados em mais de 24 estados do Brasil com satisfação plena de nossos clientes, tendo o seu sistema instalado, homologado e funcionando com até 80 dias pós fechamento de projeto em sua área “Residencial, Comercial, Indústrial e Rural”!
Consulte- nos:
*(61)98305-5000.
*E-mail:
carlos.broocke@gmail.com
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Prazo para negociar dívidas de ICMS com até 70% de desconto em multas e juros termina na próxima terça (10)

Pessoas físicas e jurídicas terão condições especiais para quitar débitos O prazo para aderir à negociação facilitada sobre débitos de ICMS inscritos na dívida ativa,...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Iniciativa do Instituto Acolher promove cursos de Marketing Digital, Secretariado e Radialista com foco na autonomia econômica e inserção no mercado de trabalho. Com o...

Liberta DJ abre chamado para mulheres ocupando e fortalecendo espaços em Brasília

A pergunta é direta — e necessidade: onde estão as DJs de Brasília?O Liberta DJ – Festival de DJs quer dar visibilidade, abrir espaço e fortalecer a presença feminina...

Deputado Hermeto desmente fake news e reforça defesa da Escola Parque da Natureza no Núcleo Bandeirante

A Escola Parque da Natureza e Esporte, no Núcleo Bandeirante, segue funcionando em plena atividade, atendendo mais de 1.200 estudantes da rede pública, inclusive...

Homem que tentou aplicar golpe da falsa identificação no GTOP 24 em área de tráfico de drogas foi preso no Guará

Quando em patrulhamento tático pelas áreas com diversas denúncias reiteradas de tráfico de entorpecentes, as equipes GTOP 24 Alfa e Bravo lograram êxito em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido