Na última quinta-feira (7) uma equipe de Líderes da Horta Comunitária do Guará visitou o Núcleo Farmácia Viva do Riacho Fundo I, que adota o cultivo de plantas medicinais para produção de medicamentos fitoterápicos como parte do Programa de Plantas Medicinais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
A visita teve por finalidade conhecer a metodologia do cultivo de plantas medicinais e trazer a experiência para ampliação dos canteiros já existentes na Horta Comunitária do Guará, e implantar uma nova etapa de cultivo com mais espécies numa área já destinada para este fim.
A equipe foi recebida pelo farmacêutico da Farmácia Viva Cicero Abiorama, que explicou sobre o Projeto desde a sua fundação, quais plantas são produzidas no Viveiro e cultivadas no Horto Medicinal. Depois de uma caminhada pela trilha na mata pelo leito do córrego, a equipe recebeu mudas por doação que serão plantadas na horta.
Abiorama é voluntário na Horta e junto com as demais lideranças será parceiro na implantação de um Horto Medicinal na Horta Comunitária do Guará.
“Nosso intuito é ser referência também em ervas medicinais e futuramente ser o 5° Horto Medicinal do Distrito Federal. É um sonho que estamos prestes a alcançar, afirma a Líder Comunitária das Ervas Medicinais,Simone Vaz.
Para a Engenheira Ambiental e Líder Comunitária Dái Ribeiro, a ação irá promover a cultura desse tipo de plantio por meio de cooperação entre os voluntarios e
beneficiar além dos participantes da horta e frequentadores do posto de saúde também pessoas da comunidade em geral. Segundo ela, futuramente em data a ser definida a horta promoverá cursos sobre o tema para atender às pessoas interessadas.
*Texto da jornalista Ana Maria Oliveira , voluntária da Horta Comunitária do Guará