A partir desta segunda-feira, 4/4, a vacina contra a gripe Influenza já estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Distrito Federal. nesta primeira etapa, poderão ser vacinados a terceira Idade e os profissionais de saúde. Para facilitar aos leitores do BloG da Zuleika, fomos atrás de nos informar em quais unidades de saúde estará disponível nas UBSs da Região Centro Sul, sob o comando da médica infectologista Flávia Costa, que abrange as regiões administrativas do Guará, Estrutural, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Park Way, Riacho Fundo I e II.
A partir de maio até o início de junho, os demais grupos :Crianças a partir de 6 meses até 5 anos, ou seja, 4 anos, 11 meses e 29 dias
Gestantes
Puérperas
Povos indígenas
Professores do ensino básico e superior
Pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso
Trabalhadores portuários
Forças de segurança e salvamento
Forças Armadas
Funcionários do sistema de privação de liberdade
População privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

Guará:
UBS 01-ao lado do Hospital do Guará I, que continuará com a vacinação Covid-19 Infantil
UBS02-ao lado do Posto de Gasolina Petrobrás
UBS04- No Lucio Costa
Demais RAs

Cobertura vacinal
No ano passado, o DF não atingiu a meta de cobertura vacinal da campanha. Foram administradas 1.048.225 doses contra a influenza nas redes pública e privada. Desse total de doses aplicadas, 641.990 (61,3%) beneficiaram integrantes de algum dos grupos prioritários. Já o percentual de público-alvo vacinado foi de 67,4%, não atingindo a meta de 90% e sendo o menor dos últimos 10 anos.
O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, reforçou na coletiva desta quinta-feira (31) a importância de a população se sensibilizar para participar da campanha de vacinação contra a influenza. “Entendemos a situação da covid, que estava mais presente ano passado, mas agora pretendemos ter uma bela cobertura na questão da influenza, que é tão importante quanto”.
O Informe Técnico da 24ª campanha ressalta que a vacinação da população-alvo pode reduzir as sobrecargas nos sistemas de saúde e contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias pelo vírus da influenza.