A PCDF, através da 38ª DP, na manhã da última quinta-feira, 19/05, deflagrou a operação ANGE GARDIEN visando o cumprimento de 2 mandados de prisão temporária e 2 de busca e apreensão expedidos em desfavor de uma mulher de 26 anos de idade e de seu ex namorado, um homem de 32 anos, suspeitos de terem praticado, violência doméstica, maus tratos, abandono material e crimes sexuais, contra os filhos da primeira, fatos que teriam ocorrido no ano passado e que passaram a ser investigados após ação policial da CORPATRI/PCDF visando a prisão e o cumprimento de busca e apreensão contra o autor.
Na época, o casal ainda estava mantendo um relacionamento amoroso e a mulher convivia com seus filhos, um menino de 6 anos de idade e uma menina de 4 anos de idade em um apartamento situado na Colônia Agrícola Samambaia, em Vicente Pires, quando policiais da CORPATRI/PCDF foram até a casa da investigada para cumprir um mandado de busca e apreensão.
No momento da ação policial não havia ninguém em casa, mas fora percebido as condições precárias de higiene nas quais a mulher convivia com seus filhos.
Inconformada com a situação insalubre das crianças, as quais estavam sendo alimentadas a base de miojo com ovo, cachorro-quente, churrasquinho e marmita, e estavam residindo em um apartamento repleto de fezes e urina do cachorro de estimação, de restos de alimentos, roupas podres, insetos e lixo espalhados, apresentando, frequentemente, lesões pelo corpo, além de piolhos e carrapatos, a avô paterna tomou para si a guarda dos menores, os quais, após se sentirem mais protegidos passaram a narrar para a avó os abusos a que estavam sendo submetidos.
Neste sentido, os menores relataram atos de abusos físicos infligidos pela genitora e seu namorado, tais como agressões com toalhas molhadas em suas partes íntimas, surras com cabo de vassouras, insultos verbais e ameaças.
O filho da investigada ainda contou para a avó que teria sido abusado sexualmente pelo namorado de sua mãe, o qual teria esfregado o pênis em seu ânus e que teria presenciado ele mantendo relações sexuais com outro homem.
A filha da investigada também relatou para a avó ter sofrido abusos sexuais pelo namorado de sua mãe, tendo afirmado que ele esfregava com força sua genitália quando lhe dava banho.
As crianças ainda relataram que presenciaram a mãe exibindo suas partes íntimas em um aplicativo de celular em troca de dinheiro; que presenciaram sua mãe fazendo sexo ao mesmo tempo com o namorado e outro homem e os homens fazendo sexo entre si, além de terem presenciado sua mãe fazendo uso de drogas com outras pessoas.
As crianças foram submetidas a depoimento especial, tomado na Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA/PCDF) e confirmaram a maioria dos fatos relatados, tendo informado alguns dos abusos físicos, verbais e sexuais sofridos.
O menino de 6 anos foi encaminhado ao IML tendo sido atestado que o mesmo sofreu lesões contusas, em razão de atos de violência física experimentada.
Os investigados, que não estão mais mantendo um relacionamento amoroso, foram indiciados pelos crimes de violência doméstica, maus tratos, abandono material, estupro de vulnerável, e satisfação de lascívia mediante presença de criança. Somadas, as penas podem alcançar os 30 anos de prisão.
Na operação realizada, a genitora das vítimas foi presa no Guará, local onde atualmente reside, e o seu ex-namorado foi preso em sua residência, situada em Taguatinga.
Durante as buscas realizadas na residência da investigada, fora percebido que ela continua vivendo nas mesmas condições de higiene com que vivia com seus filhos, tendo sido constatada a presença de fezes de cachorro, lixo acumulado, sujeira e insetos no local, inclusive no interior de sua geladeira.
A investigação prossegue com a análise do material apreendido.
As crianças continuam sobre a guarda a avó paterna.
• A operação foi batizada de ANGE GARDIEN, que significa ANJO DA GUARDA em francês.
*Com informações da 38ª DP