23.5 C
Brasília

Torcedor do Vasco é preso no Guará por envolvimento no roubo de torcedores do Brasiliense

Data:

Compartilhe:

Na segunda-feira, (09/05/2022), a PCDF, através da 38ª DP, deflagrou a operação FOUL PLAY e prendeu dois integrantes de torcidas organizadas que participaram de um roubo a um torcedor rival, no dia 08 de fevereiro deste ano, após o Palmeiras vencer a semi final do Mundial de Clubes.

Os autores, integrantes da torcida organizada MANCHA VERDE (do Palmeiras) e de outras torcidas organizadas (co-irmãs), ao invés de comemorarem a vitória do time alviverde, saíram da sede da MANCHA VERDE, situada na Rua 03 de Vicente Pires para agredir torcedores rivais.

Para tanto, saíram em um grupo de seis homens, em um veículo HONDA/CITY de cor branca, e se depararam com um jovem casal de torcedores do Brasiliense, os quais caminhavam pelas proximidades da sede daquela torcida organizada.

Ao avistarem as vítimas, quatro dos autores desembarcaram do automóvel e, após as cercarem, dois deles se aproximaram por trás e as pegaram de surpresa. Após o ataque inicial feito pelas costas, os 4 autores se reunirem para agredirem o homem do casal, um jovem de 18 anos. Enquanto ele era agredido, um dos autores subtraiu o casaco do Brasiliense usado pela namorada do rapaz, uma jovem de 14 anos de idade.

O agressor identificado foi aquele que efetuou um chute contra a cabeça da vítima, quando ela se encontrava caída ao chão. Seu nome é FRANCISCO SILVIO FERREIRA CHAVES, vulgo JUNIOR, de 26 anos de idade, morador do Guará, lutador de Muay Thai, torcedor do Vasco da Gama e integrante da torcida organizada FORÇA JOVEM DO VASCO DA GAMA.

Júnior já tem passagem por envolvimento em outros crimes

Após as agressões, os autores roubaram a bermuda do Brasiliense e R$ 200,00 (duzentos reais) do jovem. Após subtraíres seus pertences, os 4 autores voltaram para o carro de seu comparsa e se evadiram do local.

Durante a investigação, os policiais da 38ª DP conseguiram apurar a identidade do motorista do veículo e de um dos agressores. Eles já possuíam extensa ficha criminal, inclusive por outra briga, envolvendo integrantes de torcidas organizadas.O motorista do veículo foi identificado como sendo JONATHAN DANTAS LIMA, de 27 anos de idade, morador do Gama, torcedor do Palmeiras e integrante da torcida organizada MANCHA VERDE

Fora apurado ainda que, no dia dos roubos, foram realizadas postagens no perfil IRAJOVEMTROFEUS do Instagram, de uma fotografia das vítimas, momentos antes da prática criminosa, e de outras fotografias das roupas delas subtraídas, fato que demonstra que os atos de violência praticados se deram simplesmente para expor, nas redes sociais, as roupas subtraídas, como troféus de batalhas auferidos pelos integrantes das torcidas organizadas.

Após a identificação destes dois autores, fora representada pela prisão temporária dos mesmos e pela busca domiciliar na casa de JONATHAN, pois o endereço de FRANCISCO ainda não era conhecido, medidas que foram deferidas pelo Poder Judiciário e foram cumpridas na data de ontem.

A prisão de FRANCISCO ocorreu no Guará, logo depois de ele deixar sua irmã em uma escola pública da cidade.

A prisão de JONATHAN ocorreu em sua residência no Gama. No local fora cumprida a busca domiciliar, tendo sido encontrado vasto material vinculado à torcida organizada MANCHA VERDE, entre os quais, as roupas usadas por ele quando da prática criminosa. Todo material restou apreendido, bem como o veículo utilizado nos roubos perpetrados.

Jonathan, preso no Gama, está envolvido em prática criminosas desde 2012

Após o cumprimento de seus mandados de prisão, os autores foram conduzidos à DCCP, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Em relação aos antecedentes de JONATHAN, o mesmo, desde o de 2012 está envolvido com práticas criminosas, possuindo diversas passagens policiais pelos crimes de furto em comércio, desobediência, receptação, roubo a transeunte, desacato, tentativa de homicídio, associação criminosa, lesão corporal, abandono de incapaz, maus tratos, injuria, ameaça, corrupção de menores e porte ilegal de arma de fogo.
Em relação aos antecedentes de FRANCISCO, o mesmo possui passagens policiais pela prática dos crimes de furto em comércio, corrupção de menores, homicídio e associação criminosa.

A investigação prossegue com a finalidade de serem identificados os demais autores dos roubos perpetrados.

Em caso de condenação, os autores estão sujeitos a pena de 15 anos de prisão.

• Curiosidade – A operação foi batizada de FOUL PLAY, expressão antônima de FAIR PLAY, significando JOGO SUJO; jogada que contraria o espírito esportivo; conduta injusta ou traiçoeira, especialmente com a violência. Outra definição de jogo sujo é uma violação das regras em um jogo ou esporte.

*Com informações da 38ª DP

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2

━ Relacionadas

GTOP 24 prende traficante com pés de maconha e pedras de crack no Guará

A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do GTOP 24, prendeu um homem por tráfico de drogas em uma área de mata na...

Ceilândia se prepara para O Maior São João do Cerrado em setembro

Maior festa junina fora de época do país, o evento acontecerá de 12 a 15 de setembro e reunirá grandes artistas do Distrito Federal...

Projeto abre inscrições com oferta de cursos gratuitos para mulheres em Santa Maria e Sol Nascente

As inscrições já estão abertas no site para mulheres de Santa Maria e Sol Nascente. As aulas começam no dia 9 de setembro. Para...

Setembro Amarelo: advogados de Brasília se movimentam em prol da prevenção do suicídio

Em agosto um grande grupo de advogados se uniram para dizer não à violência contra a mulher, em ações muito bem sucedidas. Agora, esse...

Terreno em obras cede e causa desmoronamento de casa na região do Guará

O Corpo de Bombeiros Militar o Distrito Federal (CBMDF) atendeu essa ocorrência às 10h25 (04/09/2024), empenhando 03 (três) viaturas O fato ocorreu no Colônia Agrícola...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido