O comprometimento com a agenda ambiental na Semana do Meio Ambiente ganha grande destaque com os diversos trabalhos desenvolvidos pelo PREALG – Programa de Educação Ambiental Lobo Guará.
O Programa tem suas origens no Grupo Teatro Ecologia, criado em 1988 por valorosos policiais Florestais voluntários, na antiga Companhia de Polícia Florestal – CPFlo, hoje Batalhão de Polícia Militar Ambiental – BPMA.
Compete ao PREALG difundir a educação ambiental utilizando diversas ferramentas pedagógicas de arte, educação ambiental e segurança pública para a prevenção de crimes ambientais.
• Teatro Lobo Guará: Voltado para crianças, este programa faz apresentações teatrais em escolas, eventos e datas especiais referentes ao meio ambiente, as peças passam de forma lúdica ensinamentos para a proteção e preservação do meio ambiente. Atende alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e particulares do DF.
O Programa de Educação Ambiental Lobo Guará visa inserir um conhecimento preservacionista, promovendo reflexão e mudança de comportamentos e hábitos na perspectiva de uma maior consciência ambiental. Dessa forma são desenvolvidas atividades socioeducativas de prevenção primária com o intuito de diminuir os índices de ilícitos ambientais, bem como empregar o policiamento comunitário, fortalecendo o vínculo e a confiança entre a Polícia Militar e a sociedade brasiliense.
O que chama a atenção e tem gerado cada vez mais uma repercussão positiva do programa educativo é a forma lúdica e dinâmica com que o conhecimento é trabalhado entre o público atendido. São apresentações teatrais que levantam temas ambientais guiados por um super-herói oriundo do bioma cerrado, o Lobo-Guará, e vivências de campo conduzidas por policiais militares engajados e verdadeiramente entusiastas.
Em alusão a Semana do Meio Ambiente, a equipe policial do PREALG, realizou na sexta-feira (03) a “Comemoração do dia da educação ambiental no Parque Nacional de Brasília”. Já nesta segunda-feira (06) teremos o evento “Guardiões Ambientais na Arte Educação Ambiental”, onde 313 estudantes de escolas públicas do DF terão a oportunidade de produzir um desenho sobre a fauna e a flora do nosso bioma cerrado.
Os vencedores receberão uma premiação e seus desenhos vão fazer parte de uma exposição no Centro de Visitantes do Parque Nacional de Brasília. O concurso visa despertar nos estudantes o interesse e o respeito pelo meio ambiente, focados em nosso bioma, o cerrado, através da arte educação ambiental e pela prática do desenho e pintura onde os estudantes tiveram a oportunidade de representar, reproduzir e expor a beleza do bioma da nossa região, criando vínculos e despertando o interesse em proteger e preservar o meio ambiente.
Polícia Militar – muito mais que segurança!
O meio ambiente é o nosso maior patrimônio, protegê-lo é a nossa missão.
Texto: cabo Echamende