23.5 C
Brasília

População se sente mais protegida com o Programa Cidade Segura no Distrito Federal

Data:

Compartilhe:

Estabelecido por Lei, o projeto prevê a instalação de câmeras de monitoramento em todo o Distrito Federal

Recentemente, foi divulgada a prisão de um agressor de mulher realizada com sucesso no Distrito Federal. A ação foi efetiva em razão do trabalho intenso realizado pela Diretoria de Monitoramento de Pessoas Protegidas, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF).

Diante de situações como esta, fica clara a importância do trabalho de monitoramento feito pela segurança pública. Defensor da modernização das polícias, o deputado distrital subtenente Hermeto (MDB) desenvolveu um projeto que estipula a instalação de câmeras de monitoramento em todo o Distrito Federal.

A Lei 6.390/2019 trata do Programa Cidade Segura (PCS) e tem o objetivo de inibir a ação dos bandidos, pois sabem que estarão sendo filmados. Essa norma tem ajudado na redução dos índices de criminalidade em várias regiões do DF.

Na Candangolândia, por exemplo, todas as entradas e saídas da cidade estão sendo vigiadas pelas câmeras, além de alguns pontos considerados importantes por especialistas.

A Lei privilegia áreas de maior periculosidade, vias com grande fluxo de veículos, áreas com maior índice de ocorrências policiais, escolas com índice elevado de vandalismo, hospitais e postos de saúde.

Atualmente o Distrito Federal é acompanhado, em tempo real, por 880 câmeras de monitoramento em pleno funcionamento, fixas ou móveis. Os equipamentos estão distribuídos entre 24 regiões administrativas, e a intenção da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) é levar esse modelo de vigilância a todas as cidades até o fim de 2022.

Marcelo é dono de um restaurante na Avenida dos Transportes, principal via da Candangolândia, e conta que sua loja já foi arrombada pelo menos três vezes, mas tentativas foram muito mais. Segundo ele, depois das câmeras os delinquentes se sentiram mais acuados. “Desde que trocaram as lâmpadas por luzes de LED, e colocaram as câmeras nas avenidas, não fomos mais atacados, graças a Deus”, conta o empresário.

Além de garantir mais tranquilidade para a população, o Programa Cidade Segura veio para dar mais eficiência ao pessoal da segurança pública, que tem mais agilidade nas operações.

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2

━ Relacionadas

GTOP 24 prende traficante com pés de maconha e pedras de crack no Guará

A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do GTOP 24, prendeu um homem por tráfico de drogas em uma área de mata na...

Ceilândia se prepara para O Maior São João do Cerrado em setembro

Maior festa junina fora de época do país, o evento acontecerá de 12 a 15 de setembro e reunirá grandes artistas do Distrito Federal...

Projeto abre inscrições com oferta de cursos gratuitos para mulheres em Santa Maria e Sol Nascente

As inscrições já estão abertas no site para mulheres de Santa Maria e Sol Nascente. As aulas começam no dia 9 de setembro. Para...

Setembro Amarelo: advogados de Brasília se movimentam em prol da prevenção do suicídio

Em agosto um grande grupo de advogados se uniram para dizer não à violência contra a mulher, em ações muito bem sucedidas. Agora, esse...

Terreno em obras cede e causa desmoronamento de casa na região do Guará

O Corpo de Bombeiros Militar o Distrito Federal (CBMDF) atendeu essa ocorrência às 10h25 (04/09/2024), empenhando 03 (três) viaturas O fato ocorreu no Colônia Agrícola...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido