Enquanto uma multidão de pessoas moradoras do Guará e de cidades próximas se divertiam no 5º São João do Guará, aproximadamente 40 mil pessoas nos quatro dias de festança, um planejamento minucioso de segurança pública, sob o comando do 4º Batalhao da PMDF, garantiu que todos sentissem a sensação de segurança para ir e voltar do local.
Nenhum relato de furto de veículo ou assalto a mão armada foi registrado aos arredores do Edifício Consei no Guará II. Filas imensas de jovens, crianças e seus familiares, por todos os lados sorriam despreocupados nas noites frias de junho. Pois a presença da PMDF estava por todos os lados.
Além do policiamento, o 4 ºBPM foi o responsável pelo policiamento de trânsito. Perguntamos ao comandante do batalhão do Guará, TC Adauton Santana, qual estratégia foi adotada para esta festa. “Fomos informados, antecipadamente, que esta seria a maior festa junina pública do Guará, então, realizamos um planejamento tático para que tudo corresse na maior normalidade e segurança possíveis. Sabemos que todos gostam de uma boa diversão, familiar e saudável. Por isso não envidamos esforços para que a presença policial fosse percebidas por todos. Os que foram se divertir e os que, porventura quisessem aplicar roubos e assaltos, se aproveitando da distração tão pertinente nestas ocasiões. O policiamento ostensivo foi implantado desde o dia anterior até o final do São João“, esclareceu o comandante.
Agregaram aos policiais militares do 4º Batalhão a Patamo, a Rotam, o BOPE e o BPCães. Empregados nos dias 23 a 26, cerca de 31 viaturas e 90 policiais militares.
Mayara Franco, Tâmara Mansur e Joel Alves, os três mosqueteiros organzadores da linda festa da família, tem um consciência do papel fundamental da segurança dentro e fora de um evento com grande afluxo de pessoas.Tanto que seguranças internos e brigadistas foram contratados para atuarem nos 4 dias do evento.
Com informações do 4º BPM e fotos de Amarildo Castro