Além da população jovem do DF, participarão das atividades os servidores da Sejus, conselheiros tutelares, Comunidades Terapêuticas, CRAS e CREAS, Detran, Subsaúde, Secretaria de Educação e Anvisa
Tendo em vista os altos índices de consumo de substâncias tóxicas ao organismo por meio de dispositivos eletrônicos, principalmente, entre jovens a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal – (SEJUS/DF), por meio da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas – (SUBED), realizará uma semana de atividades em alusão à Semana Nacional de Política sobre Drogas, tendo início no domingo (26) e finalizando na próxima sexta-feira (1º), abordando os três eixos das políticas sobre drogas: prevenção, acolhimento e reinserção social. O tema escolhido é: “Vapers e narguilé são prejudiciais à saúde: fato ou fake?”.
De acordo com a Pesquisa Monitorando o Futuro (2021), 26,6% dos alunos do Ensino Médio vaporizaram nicotina no ano anterior à pesquisa. Segundo a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas – ABEAD, “cigarros eletrônicos aumentam em mais de 4 vezes o risco de virar um fumante habitual”.
“Essa semana de ações promove o envolvimento da família na luta contra as drogas, sendo importante não só para promoção da saúde individual, mas para reduzir a violência doméstica e promover o direito ao conhecimento. Deste o primeiro dia, com o passeio ciclístico, com a utilização do esporte como uma ferramenta valiosa para a prevenção ao uso de drogas até o último dia, com termo de fomento que visa a capacitação de mulheres no mercado de trabalho, a Sejus e demais órgãos parceiros participarão ativamente, levando cidadania, conscientização, reflexão à população, especialmente aos jovens”, explica o secretário da Sejus, Jaime Santana.
Nesta terça-feira, dia 28, haverá um Cine Debate na Estrutural, nos turnos matutino e vespertino, com estudantes do Ensino Médio do Centro Educacional 1, adolescentes do Centro de Convivência e fortalecimento de vínculos e adolescentes do Centro de Convivência Coletivo da Cidade. Também participarão das atividades, conselheiros tutelares e servidores CRAS e CREAS. O público-alvo assistirá ao documentário “Cigarro eletrônico: Como tudo deu errado”. O objetivo é propor um debate reflexivo entre profissionais, adolescentes e estudantes do território da Cidade Estrutural do Distrito Federal na perspectiva da prevenção do uso e abuso dos cigarros eletrônicos comercializados no Brasil.
Na quarta-feira, dia 29, será realizado um Seminário em parceria com a Secretaria de Educação. O tema do Seminário é: “Vapers e narguilé são prejudiciais à saúde: fato ou fake?”. Sobre este mesmo tema, serão propostos dois painéis. O primeiro será voltado para a saúde e a qualidade de vida, com a participação de médico psiquiatra.
O segundo trará uma abordagem voltada à legalidade do uso e comercialização dos dispositivos eletrônicos com a participação da ANVISA. O evento contará com a participação de estudantes do Centro de Ensino Médio do Cruzeiro bem como com representantes das Coordenações Regionais de Ensino do DF, incluindo pedagogos, psicólogos e orientadores educacionais. Participarão ainda, representantes das Comunidades Terapêuticas parceiras da SEJUS. O evento ocorrerá das 8h às 11h30 no auditório da ADASA.
Na quinta-feira, dia 30, a SUBED participará de ação conjunta com a OSC Salve a Si às 19h. A equipe da SUBED estará presente no “Banho Solidário”, um projeto de cuidados às pessoas em situação de rua. Além do banho, será servida uma sopa. A SUBED estará presente, oferecendo orientação à população com o apoio de psicólogo e assistente social. Na ocasião haverá a distribuição de kit de higiene.
O encerramento será realizado na sexta-feira, dia 1º, na Comunidade Terapêutica Feminina Maria de Magdala. Na oportunidade, haverá o encerramento do Termo de Fomento nº 6/2021, projeto que levou capacitação às mulheres acolhidas numa perspectiva de reinseri-las na sociedade com dignidade, por meio do trabalho. No evento, serão entregues os certificados de conclusão dos cursos.
A ação ocorre em obediência à Lei nº 13.840/2019, que trata do conjunto ordenado de princípios, regras, critérios e recursos materiais e humanos que envolvem as políticas, planos, programas, ações e projetos sobre drogas, incluindo-se nele, por adesão, os Sistemas de Políticas Públicas sobre Drogas dos Estados, Distrito Federal e Municípios. A referida Lei (Art. 19-A) determina que, na quarta semana de junho, serão intensificadas ações de cunho preventivo, de acolhimento e reinserção socioeconômica.
*Com informações da Sejus