A segunda roda do projeto “O Samba Tá Aí” já tem hora e local marcados. Será no próximo domingo (17), a partir das 16h, no Ponto de Encontro Comunitário da Vila Telebrasília, com entrada gratuita. Na primeira roda do projeto, o grupo 7 na Roda homenageou o sambista Júnior do Cavaco com um samba histórico na Vila Planalto. Agora é a vez de celebrar a obra de Edenia Lucas de Paiva, 57 anos, a Tia Edenia, compositora carioca radicada na Ceilândia desde a década de 70.
Na Vila Telebrasília, os convidados especiais do 7 na Roda serão Sandrinho e Dinho Braga. Sandrinho é sobrinho de Tia Edenia e, junto com Milsinho, um dos responsáveis por levar as composições da matriarca para o grupo Amor Maior. Edênia também é autora de sambas-enredos das escolas Capela Imperial e Núcleo Bandeirante.
“A Tia Edenia é uma mulher preta, periférica e primeira mulher compositora a participar com apenas 18 anos de um disco de samba na cidade, o ‘Sementes de Brasília’ (1989). Homenagear a Tia Edenia é mostrar a força da mulher que é semente e que frutificou. Ela inspirou o grupo Amor Maior, que também é uma referência para o samba de Brasília”, destaca Breno Alves, integrante do 7 na Roda.
A roda do “O Samba Tá Aí” na Vila Telebrasília acontece dia 17 de julho, uma semana antes do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. Tia Edenia considera a homenagem uma grande honra e um reconhecimento importante para todas as mulheres negras do samba. “O conselho que dou é que elas não deixem nenhuma oportunidade passar, agarrem tudo com as duas mãos. Nunca abaixem a cabeça, sigam em frente, que o nosso lugar é onde queremos estar. Viva a nossa melanina”, celebra a compositora.
Próximas rodas
Até setembro, os músicos do 7 na Roda percorrem as praças e feiras do DF com o “O Samba Tá Aí”, projeto realizado em parceria com a Onã Produções, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC/DF). Depois da Vila Telebrasília, o projeto segue para o Cruzeiro, Candangolândia e Núcleo Bandeirante. Os próximos homenageados serão Helena Pinheiro, Fiola e Carlos Elias. Até setembro, os músicos do 7 na Roda ainda terão como convidados especiais Teresa Lopes, Kris Maciel, Cris Pereira e Ana Reis.
“Reconhecemos o rico cenário do samba em Brasília e valorizamos seus próprios artistas e compositores. O projeto dá visibilidade ao trabalho de instrumentistas, intérpretes e compositores do samba produzido no DF. Escolhemos as feiras permanentes e as praças por serem naturalmente espaços interativos, democráticos e promotores de intensas trocas culturais”, ressalta Tâmara Jacinto, da Onã Produções e também idealizadora do projeto “O Samba Tá Aí”.