Apostando em uma mudança comportamental dos moradores do Guará, o Serviço de Limpeza Urbaba-SLU, está investindo pesado ao disponibiliar serviços que possam retirar, de uma vez por todas, colchões, camas, guarda-roupas e até cadeiras de rodas de banho, do meio das ruas da cidade. Já temos dois Papa-entulhos. Um em cada localização próxima dos geradores de entulhos, como o da construção civil.
Inaugurado há poucos dias, o Papa Entulho localizado próximo ao 4º Batalhão de Polícia Militar, na Avenida Contorno, tem uma proposta diferenciada. É gerenciado por uma cooperativa de recicladores, a Cooperlimpo.Serão cinco veículos elétricos para atender as demandas por telefone para a coleta de restos da construção civil (RCC), volumosos, além de podas e galhadas. O projeto tem vigência de seis meses no Guará. Um forma de atendner a legislação vigente, que proíbe o uso de carroças e dar condições dignas de trabalho a ex-carroceiros.
Os telefones de contato da CooperLimpo são: 61-998569741/ 998427975 e será cobrada uma taxa para a retirada do material solicitado. Importante ressaltar que a quantidade é de 1m cúbico, quantidade maiores a recomendação e contratar empresas que trabalham com caixas books.
Atuarão dez ex-carroceiros no projeto – um gestor, cinco operadores de veículos e quatro operadores do PEV -, que receberão uma bolsa de R$ 1,9 mil por mês, além do lucro da comercialização dos recicláveis e do frete que será dividido com os cooperados. A seleção dos participantes foi feita pela cooperativa Cooperlimpo, selecionada em chamamento público, em parceria com a associação dos carroceiros e com intermediação do SLU.
Nada impede que o morador leve pessoalmente os inservíveis até o local dos Papa entulhos. O primeiro local é próximo à estação Feira do Guará. Não tem como errar.