O projeto social da PMDF, Prevenindo com Artes, já mudou a vida de várias crianças que nele adentraram e viram uma porta aberta para a realização de seus sonhos, entre eles de ser um craque nacional e internacionalmente reconhecido. Quem nunca teve este sonho?
No campo de futebol, antes bem precária, os primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso foram dados no quartel do 4ºBPM. Há seis meses, Guilherme Moreira Marques, até então morador do Guará desde que nasceu, com apenas 12 anos, teve sua trajetória de vida transformada quando assinou um contrato de 4 anos para treinar no time de base do Clube de Regatas Flamengo, no Rio de Janeiro. Assim foi, também com Bryan Esteves, ferinha que brilha nos jogos do Flamengo juniores. O que os dois garotos tem em comum? além da família residir no Guará, iniciaram a vida esportiva no Prevenindo com Arte, que com o apoio de policiais militares voluntários, ensinam não só as regras da prática do futebol, mas carácter e disciplina.
Por trás de todo projeto de sucesso sempre tem mentes brilhantes e visionárias, Assim foi com o coronel André Luiz Pinheiro Borges, hoje reformado da PMDF e com o sargento Giovanni Kleber, também reformado que não aguentou a saudade e retornou ao comando do Prevenindo com Arte há poucos meses. Foi na gestão do coronel André, à frente do 4º BPM que o projeto foi desenhado e teve início sua trajetória de sucesso junto aos moradores do Guará e Região.
A família de Guilherme teve que se dividir, o pai, militar reformado, se mudou com ele para o Rio de Janeiro. Marcos Marques de Souza está há seis meses longe da esposa Alessandra Duarte Moreira, funcionária pública que continua no Guará com o outro filho do casal, Lucas Moreira. Nada que um voo não resolva.Para compensar as saudades, Guilherme veio passar as férias de julho em casa para rever os amigos e familiares. E claro, dar uma passada no campo de futebol do 4º BPM, onde iniciou os treinos aos 6 anos. Uma infância de muitas alegrias, disputando vários campeonatos e dando visibilidade a sua grande habilidade com a bola.
Hoje é agenciado pela agência FB.Sportsbr e sua carreira é seguida com olhos atentos do pai. “Meus filhos sempre foram loucos por futebol. O único que desejou seguir carreira foi o Guilherme. Este projeto é muito bom.Tira os meninos da rua, com uma estrutura boa e com tudo organizado, quantas crianças carentes realizam seus sonhos tendo a oportunidade de treinar futebol gratuitamente em um local seguro como o quartel do Guará. Meu menino passou pelo Prevenindo com Arte e hoje está aí na base do Flamengo, e se Deus quiser, vai estar no profissional”, destaca o pai orgulhoso.
Sonho do meu filho