Você deve estar pensando que eu escrevi o título errado. É isso mesmo, condomínios para cães de rua, formados e mantidos por protetores de animais independentes no Guará. A causa animal move várias pessoas em busca de alternativas para estes seres vivos que peregrinam pelas cidades em busca de alimentação e afeto. Não podendo abrigar todos, protetores decidiram dar melhor condições para que os mesmos permaneçam nas ruas, mas com melhores condições de vida.

No Guará, existem dois cãodomínios. Um aos arredores da Feira do Guará e da Administração Regional, onde circulam dezenas de cães e gatos famintos e outro próximo das novas quadras, entre as quadras 46 a 56, cujos animais foram usados para guarda dos imóveis durante a construção e depois largados nas ruas. Uma situação lamentável e que sensibilizou estes protetores independentes. Movidos apenas pelo amor incondicional pelos animais, eles compram ração, fabricam abrigos e levam, na medida do possível para castração e vefirmugação.

É emocionante ver as casinhas confeccionadas de materiais recicláveis. A paz e o sossego de quem encontra um abrigo em plena rua, comove. Tudo seria muito bom se não fosse muito caro. O Blog da Zuleika foi procurado no sentido de dar visibilidade a esta causa que precisa de ajuda. Mobilização para levar estes animais para tomarem a vacina da raiva lá no posto do Guará I, é uma missão urgente. A raiva, quando contamina um humano, mata. E quem está mais propício para atacar do que um animal abandonado e faminto?
Os abrigos de animais estão super lotados em todo o Distrito Federal. Então, a maneira mais eficaz e nem sempre a mais correta, é dar condições razoáveis para os animais viverem em paz. Nas últimas semanas uma ninhada de cachorros foi deixada bem na porta da Administração do Guará. E, os vigilantes, Edson, Ribeiro e Israel, além de cuidarem do patrimônio material, ajudam a cuidar dos indefesos cães. Um cãodomínio foi instalado no local com três casinhas para abrigá-los.
O Blog da Zuleika já foi até criticado por falar tantos sobre os animais, mas sigo firme no meu propóstio de assuntos humanitários, e a causa animal é sempre prioridade para dar visibilidade aos que dela se ocupam. O Guará tem um número expressivo de aposentados que poderiam ajudar a causa com várias ações. Ao total são 16 pessoas que se distribuem nos dois cãodomínios em 8 cada. Mas precisamos de bem mais! Quem já foi em Caldas Novas, ali no Goiás, e viu que comerciantes deixam nas portas das lojas, vasilhas com ração e água? Que tal fazer o mesmo? dar um exemplo de humanidade.
Abaixo os contatos dos protetores independentes que você pode fazer uma doação ou entrar nos grupos para ajudar: