Na tarde da última segunda-feira (15), ocorreu a formatura de mais duas turmas da Escola de Eletricistas da Neoenergia Brasília, realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Taguatinga. Atualmente, 128 profissionais já foram formados para o mercado de trabalho em todo o Distrito Federal. Destes, 63 já foram contratados para o quadro da concessionária, sendo 41 homens e 22 mulheres, ampliando a equidade de gênero também nas áreas técnico-operacionais da empresa. Em setembro, outros 25 serão contratados e os demais estarão em processo seletivo para os próximos meses. A solenidade contou com a presença do CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, e do diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian.
Além de fomentar a geração de emprego e renda no Distrito Federal, a iniciativa visa ampliar a oportunidade de uma nova profissão para mulheres, contribuindo, principalmente, para a equidade de gênero em profissões majoritariamente masculinas. Além disso, a escola possibilita que, depois da formação, as alunas possam integrar o quadro de colaboradores da distribuidora, de empresas parceiras ou atuar em outras instituições no mercado. A expectativa é formar turmas com no mínimo 35% de participantes do sexo feminino.
“É inspirador poder acompanhar de perto o impacto positivo dessa iniciativa, que tem o objetivo de capacitar profissionais para atuarem na área”, explica Eduardo Capelastegui. “Temos o compromisso de aumentar a participação de mulheres no setor de energia e nas nossas distribuidoras. Acreditamos que podemos estimular a força feminina no mercado profissional, oferecendo qualificação completa e boas oportunidades”, completa.
Nessas duas turmas concluídas, foram formados 41 profissionais, sendo 22 mulheres e 19 homens. E, até o fim do ano, mais 225 futuros eletricistas terão a oportunidade de se capacitar por meio de nove turmas.
“A Neoenergia Brasília acredita que um importante papel social da companhia é fortalecer o mercado de trabalho da cidade, promovendo a equidade de gênero e a ampliação da força de trabalho feminino”, afirma Frederico Candian. “Esses profissionais estão sendo formados com treinamentos específicos para desenvolver atividades na nossa rede de distribuição. Com isso, reforçamos nossa equipe especializada para garantirmos uma prestação do serviço de qualidade a população do Distrito Federal”, finaliza o executivo.
A escola oferece capacitação profissional gratuita, e pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se inscrever. Os cursos têm ênfase em redes de distribuição de energia elétrica e as aulas são divididas em duas etapas, começando pela parte teórica, em formato remoto, e finalizando com as aulas práticas presenciais, em campos de postes, seguindo os protocolos de saúde e segurança.
ESCOLA DE ELETRICISTAS – O projeto é realizado pelas distribuidoras do grupo Neoenergia desde 2019 e já capacitou mais de 4 mil alunos nos estados da Bahia, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, de São Paulo e do Distrito Federal. Desse total, mais de 3 mil profissionais foram contratados pelas empresas do grupo. A iniciativa pioneira ao criar turmas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão, é reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia, para estimular boas práticas das empresas.