O lançamento nacional do curta brasiliense Me Farei Ouvir, que investiga a baixa participação de mulheres na política, aconteceu quarta (21), no Cine Brasília
A ex-candidata e Administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, é uma das entrevistadas do curta Me Farei Ouvir, que foi lançado na quarta (21). O filme brasiliense tem condução majoritária de mulheres em todas as etapas de roteiro, produção, direção, para abordar o impacto e a presença da mulher, da pauta de direitos das mulheres na política brasileira, a partir das falas e trajetórias de mulheres diversas no cenário competitivo dos espaços de poder.
“Mesmo na diversidade, considero fundamental no documentário a luz que coloca na desigualdade que afeta mais as mulheres negras, quando são oficiais os dados que comprovam que somos o maior grupo demográfico do País. Nós mulheres negras somos minoria da minoria de mulheres nesses espaços de poder e isso precisa mudar.”, Ilka Teodoro afirma, ao chamar atenção para a diversidade de personagens que trazem as suas experiências como parlamentares, militantes, gestoras, para amparar a defesa da paridade de gênero e da promoção de mais mulheres na política.
O DNA do filme e toda a movimentação do Me Farei Ouvir é feminino, investigativo, combativo, questionador, baseado em Brasília, e não se resume ao filme. Ilka Teodoro ressalta que também teve a oportunidade de acompanhar as ações do filme em si, desde o financiamento coletivo que foi destaque e ultrapassou as metas estabelecidas, a realização da pesquisa Perfil da Mulher na Política, que foi desenvolvida em parceria com a ONG Elas No Poder, e o Manual da Mulher Candidata.
“Ter várias ações, ouvir outras mulheres, depois ver o resultado de tudo isso no filme e fazer parte, junto com outras mulheres daqui e do Brasil é uma marca histórica na minha trajetória, um registro muito importante, precisamos criar e marcar a memória, ter essa sub-participação na política documentada, explicada a partir de diferentes visões, por que é um incentivo para outras mulheres avançarem nesses espaços”, destaca a gestora pública.
Entrevistas – No conjunto de entrevistadas, conforme a divulgação do filme “estão desde mulheres pioneiras, indispensáveis na construção democrática brasileira até parlamentares em seu primeiro mandato”
O “Me Farei Ouvir” também traz depoimentos inéditos: “da Senadora Benedita da Silva; das Deputadas Federais Áurea Carolina, Luísa Canziani, Joênia Wapichana; da Deputada Estadual de São Paulo Erica Malunguinho; da Professora da UnB e Cientista Política Flávia Biroli; da Advogada eleitoral Gabriela Rollemberg; da ex-candidata e Administradora de Brasília Ilka Teodoro, da Prefeita comunitária em Ceilândia Ivanete Oliveira; da ex-Governadora do Distrito Federal Maria Abadia e da ex-Senadora Marta Suplicy.”
Documentos – As publicações Perfil da Mulher na Política, que foi desenvolvida em parceria com a ONG Elas No Poder, e o Manual da Mulher Candidata. estão disponíveis gratuitamente, em formato digital, na página www.mefareiouvir.com.br.
Me Farei Ouvir é uma realização do Estúdio Cajuína, de Bianca Novais e Flora Egécia e da Pavio Criativo, de Barbara Rodarte e Dandara Lima.