Corre no Guará a informação de que o incêndio foi provocado por uma pessoa que foi queimar seu lixo doméstico, ou seja, a falta de educação ambiental pode ser a causa de tanta devastação da nossa flora e fauna
O CBMDF combateu na terça-feira, 13/09, um incêndio de grandes proporções na área do Parque Ecológico Ezechias Heringer que atingiu, principalmente a parte leste do parque, próximo ao estacionamento do ParkShopping.
O combate durou cerca de 08(oito) horas, e foi dificultado por ter atingido uma mata de galeria, que tem por característica ser muito fechada e com muita carga de material orgânico, além do que os fatores climáticos, como: temperatura alta, umidade baixa e ventos fortes, contribuíram para a propagação rápida do incêndio, tanto em solo, como nas copas das árvores, levando fagulhas que iniciavam novos pontos de incêndio.
O incêndio foi extinto, restando alguns pontos incandescentes de materiais, como: galhos, troncos e bambuzais, que vão liberando fumaça até a queima total, mas estão dentro da área queimada, não oferecendo risco de reignição do fogo.
A área queimada foi de 345.253m², dos 344,95 hectares
Parque Ecológico e Vivencial
O Ezechias Heringer fica dentro da Área de Proteção do Planalto Central (APA), abriga centenas de espécies de plantas, entre árvores, arbustos, flores, trepadeiras, e cerca de 100 espécies de orquídeas catalogadas. Banhado pelo córrego Guará, é refúgio para algumas espécies de répteis pequenos, pequenos roedores e diversos pássaros.
A UC possui ainda atributos ambientais sensíveis como nascentes, campo de murundus e várias espécies endêmicas. Dispõe de infraestrutura para a práticas de esportes individuais e coletivos, como pista de cooper, ciclovia, quadras poliesportivas, quadra de vôlei de areia, PEC, playground, duchas, conjunto de bancos, lixeiras, banheiros ecológicos, guarita e sede administrativa. É aberto diariamente das 6h às 22h, e recebe uma média de 8.800 visitantes por mês.
*Informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e site do Ibram