A Administração Regional do Guará colocou homens e máquinas para solucionar e embelezar o ponto de encontro dos idosos na QE07 do Guará I. Localizado em uma posição de destaque na entrada do centro comercial da cidade, a recém batizada Arena Dominó, recebe até 60 homens diariamente entre idosos, aposentados e também jovens que gosta de uma partida de dominó. Não tem quem não se deixe cativar ao encontrar os idosos em uma verdadeira confraternização durante as partidas. Tem até lista de espera para participar e regras, nada é bagunçado. Proibido o consumo de bebidas alcoólicas e drogas, fumar ou usar palavras de baixo calão, que às vezes escapam uns pequenos ‘palavrões’, no calor das disputas.
O amor pela Arena Dominó é tanto que já deu até polêmica quando uma certa síndica decidiu por conta própria, podar a árvore que serve de sombra para a mesa de concreto onde se disputam as partidas. Não prestou. Foi caso de polícia e de reportagens nos principais veículos de comunicação de todo Distrito Federal.
Dois representantes da animada turma foram, pessoalmente, até a Administração do Guará para reivindicar uma reforma urgente no local que já tinham diversos requerimentos e nada havia sido feito. Recebidos pelo Administrador Regional Roberto Nobre, Manoel Célio de Oliveira e David José Coimbra, reclamaram da demora no atendimento de seus pedidos.
Solicitação feita e aceita, o novo aspecto do local já pode ser visto por quem passa para ir aos bancos da QE07 ou às compras no tradicional comércio. Antes, o piso era desnivelado e contrastava com as ainda pedras portuguesas que resistem às mudanças de infraestrutura no Guará I. Bancos estão quebrados e faltam mesas também. Com o início das obras por homens da Administração do Guará, a alegria voltou a reinar, assim como a árvore podada na marra, está aos poucos, dando uma nova sombra aos jogadores de dominó.
O novo piso está sendo trocado por blocos sextravados que combinou perfeitamente com as pedras portuguesas ao redor. Vão ser colocados novas cadeiras e mais um mesa de concreto. O banco existente será reformado e implantado mais um. Quando tudo estiver no grau, a gosto dos idosos, já tem gente se oferecendo para comprar carne e fazer um churrasco, tamanha é a alegria de ver a Arena Dominó de cara nova. Todos que passam elogiam a iniciativa da Administração do Guará.
Para David José Coimbra, 80 anos, auditor fiscal e aposentado do GDF, morador do Guará desde sua inauguração, o local aproxima as pessoas da Terceira Idade. ” Ao descobrir esta turma foi uma terapia para mim. Há seis anos não sei mais o que é tristeza de ficar só dentro de casa. Temos lista de espera. As partidas acontecem por ordem de chegada. Você pode colocar seu nome no caderno e ir aos bancos ou ao comércio que sua vaga é guardada”, esclarece o idoso.
Fomos perguntar a Roberto Nobre o que o motivou a acelerar os trabalhos na Arena Dominó. “Temos que ter respeito com quem é raiz do Guará. Valorizar quem ajudou e esteve desde o começo. Quando muitos não acreditavam na cidade. Este é o papel de um administrador regional, realizar, dentro do possível, aquilo que a comunidade almeja. E a alegria deste turma não tem preço”, posicionou Nobre.
Manoel Celio de Oliveira, eletricitário e hoje aposentado, disse que o ponto de encontro de dominó existe há mais de 15 anos. “Ficamos surpresos, desde a recepção no gabinete do administrador, até o atendimento ágil de nossas reivindicações. Temos vários requerimentos que nunca foram solucionados. As pessoas passam por aqui e já se admiram, mesmo antes das finalizações das reformas. O desnível do chão era grande e poderia causar um acidente com qualquer um de nós. E, o melhor que está ocorrendo, é que não precisamos mais ir até a Administração do Guará. O administrador Roberto Nobre está nas ruas para nos atender”, finaliza o idoso.
Bom dia, Zuleika.
Fiquei muito satisfeito com a reportagem e quero você para o dia da inauguração.
Ass.: Célio
Estarei ai com vocês, com certeza
Corrigindo:
Bom dia, Zuleika.
Fiquei muito satisfeito com a reportagem e quero CONVIDAR você para o dia da inauguração.
Ass.: Célio
Recuperem todas as praças do Guara I, QI 18 – locais de muito lixos, moradores de ruas, banheiros de pets,
está no cronograma da Administração Regional