A pulverização de votos dentro do Guará foi uma grande realidade dentro da comunidade guaraense. Ao contrário de outras cidades que fecharam com um candidato da sua região. Quem fez trabalho de formiguinha nas quadras 38, 42, 44 e 46 levou votos, mesmo sendo de outro segmento, como é o caso do policial militar e deputado Hermeto (PMDB), reeleito com 1786 votos dos guaraenses na Zona 09. A segunda maior votação de todas as zonais do Distrito Federal.
Esta expressiva votação no Guará, muito se deve ao trabalho de base de algumas lideranças que moram nas quadras de baixo em conjunto com as novas quadras 50, implantadas há menos de três anos e que ainda carecem de infraestrutura. Podemos destacar a participação dos moradores Bitencourt, Júnior e Giovanny Kleber, Major Siqueira e Coronel Hércules todos da PMDF e que almejam um Guará com melhor infraestrutura urbana.

Na quebrada, como chamo carinhosamente a QE38, todos fecharam com Hermeto, por se sentirem abraçados por ele, com a realização de eventos que prestigiaram o lazer das famílias com suas crianças e benefeitorias na urbanização da quadra. Lá, tudo se faz pelo coletivo. Um evento é sempre organizados com muitas mãos. Como nas quadras da Ceilândia que elegeram um representante de peso para representá-los na CLDF. A vulnerabilidade social faz com que a união seja maior.

Na Zona 10, que compreende a Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Park Way, o deputado Hermeto teve 8.386 votos. De todas as outras zonais, o Guará teve o maior número de votantes nesta reeleição do distrital. Veja na imagem abaixo:
