O projeto Café com Literatura e Sociedade realizará, nos próximos dias 19 e 26, das 9h às 11h, o minicurso intitulado Verso é verso, o resto é prosa: literatura de Taguatinga. As duas atividades serão ministradas pelo coordenador do projeto, o professor e produtor cultural João Pedro Pereira Rocha, mestre em História pela Universidade Federal de Catalão. O evento será transmitido via Google Meet. Os interessados devem fazer suas inscrições, enviando o nome completo e o telefone para o e-mail: profhistoria53@gmail.com. O projeto é apoiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (FAC/DF) e a Academia Taguatinguense de Letras (ATL).
Segundo João Pedro, o objetivo do minicurso é o de divulgar obras e autores de Taguatinga, a partir da poesia de Antônio Garcia Muralha, titular da Academia Taguatinguense de Letras (ATL) e um dos pioneiros da cidade, tendo lançado diversos escritos a partir da década, entre eles o livro Verso é Verso, o resto é prosa, vencedor do Prêmio Lual de Educação. Em 1997, uma biblioteca da Ceilândia passou a ter o nome de Antônio Garcia Muralha. O autor faleceu em julho de 2012.
“O minicurso vai explorar algumas poesias de Antônio Muralha e ao mesmo tempo destacar a memória literária/histórica de Taguatinga, a vida vivida na cidade e observada por ele e outros autores pertencentes a um universo de mais 50 escritores que integram hoje o quadro geral da ATL”, observa João Pedro.
O projeto Café com Literatura e Sociedade, criado em 2020, tem apresentado palestras e minicursos, com a participação de professores, intelectuais e escritores, com destaque para o estudo das obras de autores brasileiros e locais. Um dos propósitos da coordenação é divulgar a produção literária de escritores da Academia Taguatinguense de Letras, instituição da qual João Pedro é secretário, mediante minicursos, rodas de conversas e desenvolvimento de oficinas em escolas públicas de Taguatinga, alinhando literatura e imagens da história de Brasília.
*Texto de Maria Félix Fontele