Parceria inédita com a Meta ofereceu créditos de até 5 mil dólares para anúncios no Facebook e no Instagram
Hoje, dia 29 de novembro acontece a edição 2022 do Dia de Doar. A iniciativa que visa estimular doações, promover e mobilizar o Brasil para ser mais solidário e generoso, vai acontecer em todo o país.
Embarcando em outras tradições do comércio, como a Black Friday e a Cyber Monday, o Dia de Doar é uma resposta solidária ao consumo estimulado nestas datas, trazendo a grande promoção das boas ações e a festa da generosidade.
Para chamar atenção para a data internacional, no Rio de Janeiro (RJ), dia 29 de novembro, o Cristo Redentor será iluminado com a cor Laranja da campanha #DoaRio e despertar pessoas para a importância da doação. Bairros, cidades e Estados aderiram à data e realizam ações pelo Brasil, liderando mais de 60 campanhas comunitária. Confira as principais ações que serão realizadas para celebrar o Dia de Doar 2022.
Campanhas comunitárias
Para esta edição, estão confirmadas a realização de 68 campanhas, lideradas voluntariamente pelas próprias comunidades. Alguns exemplos são: #DoaAraçatuba (SP), #DoaBlumenau (SC), #DoaFerraz (SP), #DoaAssu (RN), #DoaFloripa (SC), #DoaGloriadoGoitá (PE), #DoaEsteio (RS), #DoaItu (SP), #DoaMauá, #DoaTubarão (SC), #DoaTeresina (PI), #DoaValinhos (SP), #DoaParaibuna (SP) ,#DoaMaringá (PR) e #DoeCampinas (SP).
No site é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do Dia de Doar. Para consultar todas as campanhas participantes, acesse o link www.diadedoar.org.br/campanhas-comunitarias/.
Estímulo a filantropia comunitária
Esse ano, o Dia de Doar incentivou a realização das campanhas comunitárias, que mobilizam recursos locais para que sejam investidos na própria comunidade. Foi lançado um edital com um incentivo de R$ 500, para a criação de 40 campanhas comunitárias e coalizões, o que representa o dobro de ações apoiadas em 2021. Outra novidade foi o apoio inédito da Meta, com créditos de até 5 mil dólares para anúncios no Facebook e no Instagram. Foram selecionadas 10 coalizões para receber o recurso financeiro.
“Nós acreditamos que a mobilização comunitária é muito efetiva quando estamos falando de novos doadores. São pessoas que convivem diariamente com os problemas que as instituições sem fins lucrativos lutam para superar, e as ações do Dia de Doar trazem oportunidades para que cada um saiba como fazer parte dessa transformação, doando aquilo que puder. Todos são bem-vindos e nenhuma doação é pequena!”, ressalta Carolina Farias, líder do Dia de Doar.
Edição de 2021 movimentou mais de R$ 2 milhões em doações
Na edição de 2021, o Dia de Doar movimentou mais de R$ 2 milhões em doações on-line e mais de 23 milhões de pessoas foram alcançadas por mensagens sobre doação nas redes sociais. Outro destaque de 2021 foi o aumento de 160% no número de campanhas comunitárias ativas no país. Algumas cidades participaram do movimento pela primeira vez, como Várzea Paulista (SP), Pelotas (RS) e Currais Novos (RN).
O movimento também promoveu o engajamento de empresas. O iFood possibilitou que usuários realizassem doações no momento de finalizar o pedido pelo aplicativo, para as ONGs parceiras da empresa, como a Ação da Cidadania, Gastromotiva, Orgânica Solidário, Gerando Falcões, CUFA, SOS Mata Atlântica e Todos pela Educação. Outras empresas que também aderiram ao Dia de Doar foram Gol, Privalia, Quitanda, Burger King Brasil, Petz, NK Store, Pão de Açúcar e Minuto, MDC Energia, Shoulder, Track&Field, Carello, Tricard, entre outros.
Como surgiu o Dia de Doar
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a apoio do Movimento Bem Maior e do Morro do Conselho Participações.
O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais.
No site do Dia de Doar (www.diadedoar.org.br) estão disponíveis mais informações, dicas, materiais e manuais para quem quiser realizar sua própria ação de doação no dia 29 de novembro. Para assistir o vídeo da campanha do Dia de Doar, clique em https://www.youtube.com/watch?v=8Lkhydx1F00.