Neste sábado, 17, o Centro Olímpico da Estrutural recebe 89 alunos de Muay Thai do Centro de Juventude (CJ) da cidade para a graduação no esporte. O evento marca a evolução dos jovens na modalidade e traz uma programação com apresentações culturais gratuitas para toda a comunidade.
Sob o comando do mestre Cosme Pereira, os jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades que vão além de esporte, como respeito, disciplina, confiança, autocontrole e trabalho em equipe. “A graduação é a evolução de cada atleta, onde trabalhamos duro com eles durantes meses, cada jovem veio através de uma modalidade, mas aqui entrou respeito, união e sabedoria. Por meio do esporte, muitos desses jovens se encontraram, profissional e pessoalmente. Na graduação, o kruang é colocado no braço com sua respectiva cor e categoria, em reconhecimento à disciplina e à evolução alcançadas”, diz o professor.
Os treinos no CJ resultaram na capacitação de atletas de alto rendimento, que compõe a equipe do Juventude Team. Em 38 participações em campeonatos nos estados de Brasília, Goiás e São Paulo, o time do Centro de Juventude coleciona 24 troféus em categorias amadoras e profissionais. William Santos, recordistas de troféus, com 8 medalhas, revela a importância do esporte para a comunidade. “Se não fosse o Juventude, eu não estaria realizando esse sonho. Agradeço a todos os envolvidos. Tenho certeza que juntos vamos resgatar mais jovens das ruas e revelar talentos”, afirma.
De iniciativa da Secretaria de Juventude, o DF possui ao todo cinco Centros de Juventude, localizados nas regiões administrativas da Estrutural, Ceilândia, Samambaia Norte, Samambaia Sul e Recanto das Emas. O espaço é destinado a atender jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social, ofertando gratuitamente diversas atividades que transitam nas áreas de educação, capacitação e qualificação profissional, empreendedorismo, desenvolvimento socioemocional, esporte, cultura e lazer, além do atendimento multidisciplinar com equipe de profissionais psicossociais. Segundo a Secretaria de Juventude, Leila Ornelas, “Promover dignidade aos nossos jovens é o nosso objetivo principal. E os Centros de Juventude possibilitam que cada jovem possa encontrar o seu espaço no mundo, seja no empreendedorismo, se qualificando para entrar no mercado de trabalho, pelo teatro e também pelo esporte. Temos orgulho do resultado de todo esse trabalho realizado e sábado é dia de comemorar com a graduação no Muay Thai dos nossos atletas”.
Em cinco anos sob a gestão da IECAP Agência de Transformação Social, as unidades de Ceilândia, Estrutural e Samambaia Norte somam mais de 16 mil jovens formados para o mercado de trabalho, com mais de 200 mil atendimentos diretos à sociedade.
“Acompanhar a transformação na vida desses jovens nos incentiva ainda mais a continuar com a promoção de políticas públicas e projetos pela juventude do DF. Com as oficinas e cursos gratuitos, eles enxergam novas possibilidades de futuro”, afirma Renata Oliveira, Diretora-Presidente da IECAP.
A Graduação de Muay Thai dos jovens atletas do Centro de Juventude será realizada neste sábado, 17, a partir das 9h, no Centro Olímpico da Estrutural, com programação cultural gratuita para a comunidade.
Confira o ranking de campeões dos atletas do Centro de Juventude
- 8 🏆 Willian Silva de Carvalho
- 4 🏆 Carlos Eduardo
- 3 🏆 Samuel dos Santos
- 2 🏆 Leonardo De Jesus
- 2 🏆 Igor Sampaio
- 1 🏆 Karlos Humberto Gomes da Silva
- 1 🏆 Natan Santos Borges
- 1 🏆 Ananias
- 1 🏆 Diego da Silva
- 1 🏆 Marcelo Victor
Serviço
Graduação de Muay Thai do Centro de Juventude da Estrutural
Dia: 17/12 h Sábado, das 9h às 12h
Local: Centro Olímpico da Estrutural – Scia, Área Especial 02, Setor Norte
Programação completa
09:00 Apresentação de Violão
09:15 Apresentação Individual de Violão
09:30 Apresentação de Teatro
09:45 Break Dance
09:55 Batalha de Rima
10:45-12:00 Graduação de Muay Thai
Com informações de Aline Lima