Em menos de 24 horas o patrulhamento tático do 4º BPM conseguiu prender dois meliantes com fios de energia carregando em atitudes suspeitas pelas ruas do Guará. Moradores estão tendo prejuízos constantes. Nenhum local é livre dos ataques dos ladrões. Do Guará I, II e passando pelas novas quadras, o chamado Guará III, o terror está constante.
No último dia 10 de março foram apreendidos 60 metros de cabos que foram furtados de uma residência localizada no conjunto M da QE50, pelos policiais do 4º BPM. Indignado e irritado, o proprietário/vítima, não quis ir até a delegacia para registrar a ocorrência. Motivo pelo qual não foi possível registrar o flagrante.
Na noite do dia 09 de março, às 23 horas, no Guará II, mais precisamente na área especial 2 A, durante o patrulhamento na Avenida Contorno, foi encontrado um indivíduo suspeito e com ele na abordagem foram 15 metros de fios, um alicate grande de cortar fios, uma serra, um cadeado estourado e uma corda. Diante dos fatos, o meliante foi encaminhado à delegacia para as providências cabíveis. Na QE 18, Guará I moradores chamaram o DFTV para reclamar sobre o furto de cabos que aconteceu na madrugada. Na QE38, em pleno domingo, cabos foram furtados, deixando uma senhora que depende de oxigênio para viver, ligado na energia, em grande apuro e toda família se desesperou. A 4ª Delegacia de Polícia Civil tem feito um trabalho intenso de investigação para desbaratar quadrilhas de receptadores de fios de energia no Guará, que usam a cobertura de ferros velhos para atuar.
A Neoenergia Brasília ressalta que tem sofrido prejuízos de bilhões de reais, o que prejudica diretamente os novos investimentos.