O promotor de Justiça Clayton Germano da Silva, da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus), esteve na tarde da última quinta-feira, 23 de março, no Hospital Regional do Guará (HRGu). A inspeção foi motivada pela denúncia, feita por um cidadão, de que o médico lotado no serviço de radiologia do hospital não comparece regularmente ao trabalho.
No local, o promotor de Justiça não encontrou nenhum dos dois profissionais escalados. O primeiro não havia comparecido, sem apresentar justificativa, e o outro estava de licença. Sem radiologistas, o serviço não funcionou na tarde de quinta-feira e os pacientes precisaram esperar indefinidamente pela chegada de um médico.
Procuramos a Superintendência da região Centro- Sul, responsável pelo Hospital Regional do Guará para ouvir o posicionamento do órgão. Segundo a dra. Michelle Lopes, o médico objeto da denúncia foi remanejado para o horário de pico do HRGu, que é das 17 às 19 horas. ” os exames não deixam de ser realizados pelos técnicos da radiologia e são laudados pelos médicos conforme a demanda. Atualmente temos um déficit de 152h na escala médica devido retratações e afastamentos legais, e alguns médicos, estão sendo remanejados para adequação das escalas nos horários de pico do pronto-socorro. Inclusive, esse médico ja foi varias vezes no hospital fazer laudos no fim de semana. Temos compromisso com a saúde do cidadão.O outro médico está de licença paternidade”, informa a gestora.

Profissionais do HRGu informaram ao promotor de Justiça que o médico escalado não havia sido visto na unidade de saúde. Diante das evidências de irregularidades, o radiologista deverá comparecer à Prosus na próxima semana para prestar esclarecimentos.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) tem feito trabalho sistemático de fiscalização dos hospitais para apurar as condições de atendimento à população, o que inclui o cumprimento das escalas de trabalho. O cidadão pode denunciar a falta de profissionais nas unidades de saúde por meio da Ouvidoria. A manifestação será analisada e encaminhada à Prosus.

Já criaram “prefeitura” no Park Sul. Com certeza logo logo criarão a “prefeitura” do Guará Park e agora estão criando uma na 38… Enquanto alguns vão se ajeitando, nem placas indicativas de endereço de alguns conjuntos são visíveis. As calçadas quebradas, enfim é desanimador.