A Abrace, Instituição que assiste Famílias de Crianças e Adolescentes com Câncer e Hemopatias, participa esta semana da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantil que acontece no Salão Nobre da Câmara Federal. O intuito é discutir formas de combate à doença, os avanços, políticas públicas e formas de melhorar a qualidade do tratamento para as vítimas da doença. A FP foi lançada em agosto de 2019 no Congresso Nacional, e deu início a uma campanha de mobilização para que o câncer infantojuvenil seja considerado uma prioridade nas políticas públicas. O comitê estratégico da Frente Parlamentar é composto pelo Deputado Bibo Nunes, pela CONIACC (Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer), pelo Instituto do Câncer Infantil, pelo Instituto Ronald McDonald, pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Abrace.
O Câncer Infantil
Todos os anos, cerca de 9 mil novos casos de câncer infanojuvenil são diagnosticados no Brasil? A doença representa a primeira causa de morte na faixa etária de 1 e 19 anos no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer, o INCA. Com objetivo aumentar os índices de cura, reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes em tratamento oncológico, foi criada a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantil, que será reapresentada.
Ressonância Magnética
Há duas semanas, a presidente da Abrace, Maria Angela Marini realizou a entrega simbólica ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB),a aquisição do equipamento de ressonância magnética 1.5 Tesla. O aparelho é fruto da captação de recursos junto a doadores, empresas parceiras e a sociedade que dedicaram esforços para a conquista do aparelho. A realização do exame é fundamental para o diagnóstico precoce de câncer.
O aparelho já está instalado no hospital e em fase de teste.