Uma excelente noíticia para os moradores do Guará foi dada pela secretária de Saúde, Lucilene Florêncio durante a visita técnica do governador Ibaneis Rocha na manhã da última terça-feira, 25/04, ao local da futura construção do Hospital Ortopédico do Guará
Ao falar sobre a situação da saúde do Distrito Federal como um todo, a titular da saúde, dra. Lucilene Florêncio foi enfática ao dizer dos avanços na Atenção Primária necessários para que as emergências dos hospitais possam ser desafogadas. Esclareceu que o Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde irá destinar 50 médicos generalistas para o DF, especialistas em saúde da família. E melhor, o Guará vai receber uma parte deste quantitativo para reforçar as nossas 4 unidades básicas de saúde. “Ou seja, aquele paciente acamado, que fica hoje isolado em um leito de hospital, poderá ir para junto de sua família, sendo acompanhado de perto pelo médico de saúde da família. Sua recuperação será bem mais rápida, cercada de carinho e do tratamento como se estivesse dentro de um hospital”, pontuou Florêncio.
Em relação à construção da nova Unidade de Pronto Atendimento do Guará-UPA, que será erguida em frente à estação Metrô Guará, a médica esclareceu que a prioridade neste ano é o início da construção da UPA da Cidade Estrutural, e logo após, a do Guará. Sobre o Hospital Regional do Guará, Lucilene afirmou que, após a entrada em funcionamento do Hospital Ortopédico, o HRGu não será desativado. “A nossa meta de governo é ampliar a assistência em saúde, e não iremos fechar nenhum ponto de atendimento. O HCO será um hospital referenciado na área ortopédica, ou seja, serão atendidos e operados os pacientes encaminhados pelo SUS em geral. A importância do atual hospital do Guará é que sua emergência é de portas abertas a todas as necessidades clínicas da região”.
Hospital Ortopédico do Guará
A Novacap anunciou a data para contratação integrada de uma empresa ou consórcio para a elaboração dos projetos básico e executivo de arquitetura e de engenharia do Hospital Clínico Ortopédico do Guará (HCO). A licitação está marcada para o dia 28 de junho, às 9h. O contratado será responsável pela execução de obras e serviços de engenharia, montagem, testes, comissionamentos e outras operações necessárias para fornecimento e instalação de equipamentos e mobiliários até a entrega final do HCO em plenas condições de funcionamento.
O edital e seus anexos estão disponíveis para retirada exclusivamente no site da Novacap. Interessados em obter mais informações podem entrar em contato pelos telefones (61) 3403-2321 ou (61) 3403-2322, ou pelo e-mail dilic@novacap.df.gov.br.
O Hospital Clínico Ortopédico do Guará contará com 160 leitos – 90 leitos de internação ortopédica, 50 leitos de internação clínica e 20 leitos de UTI -, centro cirúrgico com seis salas de cirurgia, laboratório de apoio, diagnóstico por imagem e ambulatório para prosseguimento de pacientes transferidos. A unidade será construída em terreno de 70 mil m² no SRIA II QE 23, lote C, lote C, no Guará.
“A equipe técnica está em total sintonia com as demandas da Secretaria de Saúde (SES-DF), o que levou ao alinhamento do conceito arquitetônico com as necessidades de otimização das áreas assistenciais, bem como, com as inovações tecnológicas às instalações prediais e especiais imprescindíveis ao bom funcionamento de um hospital”, falou a engenheira civil da Novacap, Maruska Lima.
A unidade hospitalar atenderá a região centro-sul da cidade, como Candangolândia, Estrutural, Guará, Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Riacho Fundo II, SIA e SCIA, ampliando a oferta de atendimento especializado em ortopedia e garantindo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O estabelecimento de saúde planeja atender as patologias ortopédicas cirúrgicas nas áreas de coluna, ombro, braço, cotovelo, mão, quadril, perna, joelho, pé, tornozelo, alongamento e reconstrução óssea.
“Estou muito feliz em fazer parte desse projeto do governador Ibaneis Rocha por uma razão especial: estamos fazendo história. Esse é o primeiro convênio entre a Novacap e a Secretaria de Saúde com o objetivo de construir três hospitais de uma só vez e, com isso, estamos trazendo inovação e soluções para a saúde do DF”, disse Fernando Leite, presidente da Novacap.
*Com informações da Agência Brasília
Parabéns 👏 pela reportagem.
Sempre nos deixando informada.
Um abraço.
Neide Vaz do IAPI