Guará receberá reforços do Programa Mais Médicos do Governo Federal

Data:

Compartilhe:

Uma excelente noíticia para os moradores do Guará foi dada pela secretária de Saúde, Lucilene Florêncio durante a visita técnica do governador Ibaneis Rocha na manhã da última terça-feira, 25/04, ao local da futura construção do Hospital Ortopédico do Guará

Ao falar sobre a situação da saúde do Distrito Federal como um todo, a titular da saúde, dra. Lucilene Florêncio foi enfática ao dizer dos avanços na Atenção Primária necessários para que as emergências dos hospitais possam ser desafogadas. Esclareceu que o Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde irá destinar 50 médicos generalistas para o DF, especialistas em saúde da família. E melhor, o Guará vai receber uma parte deste quantitativo para reforçar as nossas 4 unidades básicas de saúde. “Ou seja, aquele paciente acamado, que fica hoje isolado em um leito de hospital, poderá ir para junto de sua família, sendo acompanhado de perto pelo médico de saúde da família. Sua recuperação será bem mais rápida, cercada de carinho e do tratamento como se estivesse dentro de um hospital”, pontuou Florêncio.

Lideranças comunitárias das QEs 42 e 38: Lurdes e Nívea Maria, registraram a foto histórica, com Lucilene Florêncio

Em relação à construção da nova Unidade de Pronto Atendimento do Guará-UPA, que será erguida em frente à estação Metrô Guará, a médica esclareceu que a prioridade neste ano é o início da construção da UPA da Cidade Estrutural, e logo após, a do Guará. Sobre o Hospital Regional do Guará, Lucilene afirmou que, após a entrada em funcionamento do Hospital Ortopédico, o HRGu não será desativado. “A nossa meta de governo é ampliar a assistência em saúde, e não iremos fechar nenhum ponto de atendimento. O HCO será um hospital referenciado na área ortopédica, ou seja, serão atendidos e operados os pacientes encaminhados pelo SUS em geral. A importância do atual hospital do Guará é que sua emergência é de portas abertas a todas as necessidades clínicas da região”.

Hospital Ortopédico do Guará

A Novacap anunciou a data para contratação integrada de uma empresa ou consórcio para a elaboração dos projetos básico e executivo de arquitetura e de engenharia do Hospital Clínico Ortopédico do Guará (HCO). A licitação está marcada para o dia 28 de junho, às 9h. O contratado será responsável pela execução de obras e serviços de engenharia, montagem, testes, comissionamentos e outras operações necessárias para fornecimento e instalação de equipamentos e mobiliários até a entrega final do HCO em plenas condições de funcionamento.

O deputado Gilvan Máximo, comemorou com Ronaldo da Costa, prefeito da 40, Ribeiro e Nívea, esta nova conquista dos guaraenses

O edital e seus anexos estão disponíveis para retirada exclusivamente no site da Novacap. Interessados em obter mais informações podem entrar em contato pelos telefones (61) 3403-2321 ou (61) 3403-2322, ou pelo e-mail dilic@novacap.df.gov.br.

O Hospital Clínico Ortopédico do Guará contará com 160 leitos – 90 leitos de internação ortopédica, 50 leitos de internação clínica e 20 leitos de UTI -, centro cirúrgico com seis salas de cirurgia, laboratório de apoio, diagnóstico por imagem e ambulatório para prosseguimento de pacientes transferidos. A unidade será construída em terreno de 70 mil m² no SRIA II QE 23, lote C, lote C, no Guará.

“A equipe técnica está em total sintonia com as demandas da Secretaria de Saúde (SES-DF), o que levou ao alinhamento do conceito arquitetônico com as necessidades de otimização das áreas assistenciais, bem como, com as inovações tecnológicas às instalações prediais e especiais imprescindíveis ao bom funcionamento de um hospital”, falou a engenheira civil da Novacap, Maruska Lima.

A unidade hospitalar atenderá a região centro-sul da cidade, como Candangolândia, Estrutural, Guará, Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Riacho Fundo II, SIA e SCIA, ampliando a oferta de atendimento especializado em ortopedia e garantindo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O estabelecimento de saúde planeja atender as patologias ortopédicas cirúrgicas nas áreas de coluna, ombro, braço, cotovelo, mão, quadril, perna, joelho, pé, tornozelo, alongamento e reconstrução óssea.

“Estou muito feliz em fazer parte desse projeto do governador Ibaneis Rocha por uma razão especial: estamos fazendo história. Esse é o primeiro convênio entre a Novacap e a Secretaria de Saúde com o objetivo de construir três hospitais de uma só vez e, com isso, estamos trazendo inovação e soluções para a saúde do DF”, disse Fernando Leite, presidente da Novacap.

*Com informações da Agência Brasília

spot_imgspot_img
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Projeto Democratização do Reggae  em Arniqueira

E a segunda cidade a receber o  projeto Democratização do Reggae será Arniqueira neste sábado, 27/06/, no Restaurante Comunitário Arniqueira, localizado na QS 09,...

Atenção, motoristas: via de ligação entre o Guará e o Núcleo Bandeirante será interditada nesta sexta-feira (26)

Bloqueio ocorrerá na altura da ponte sobre o Córrego Vicente Pires e seguirá até a noite de quarta-feira (1°/7) Nesta sexta-feira (26), a partir das...

Militares do 4º BPM cumprem mandado de prisão por estupro de vulnerável nas imediações do Park Sul

Durante patrulhamento ostensivo e preventivo na região do antigo Setor SOF Sul, hoje denominado de Park Sul, a equipe policial militar da viatura...

Ladrões assaltam pedestres na EPIA, fogem em ônibus e são presos em flagrante por militares do 4º BPM

Na noite desta terça-feira (23), a Polícia Militar do Distrito Federal, por meio das equipes de GTOP 24 (Alpha e Bravo) do 4º BPM,...

Coletânea Artística do Guará será lançada em julho com sarau literário e exposição de artes visuais

Iniciativa integra a 2ª edição do Festival do Guará e promove um dos maiores registros da produção cultural da cidade 143 escritores, 15 artistas visuais...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui