Equipamento é o primeiro do Distrito Federal voltado para atendimento infantojuvenil pelo SUS, e atenderá cerca de 3.600 crianças por ano
A Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias – Abrace, uniu esforços mais uma vez para ampliar a assistência a pacientes com doenças raras e complexas de saúde ao longo dos últimos 37 anos de atuação. Hoje, 16 de maio, a Instituição inaugura um equipamento de ressonância magnética 1.5 Tesla no Hospital da Criança de Brasília José Alencar – HCB, que permitirá o diagnóstico com maior precisão e agilidade, buscando contribuir para a excelência no atendimento de doenças graves e complexas como o câncer.
Há estimativa de atendimento a cerca de 3.600 crianças por ano, com 300 exames realizados mensalmente. O equipamento é o primeiro com esse tipo de tecnologia que integrará a rede pública de saúde, especificamente voltado para o atendimento infantojuvenil. Maria Angela Marini, presidente da Abrace, destacou a motivação para a dedicação da equipe por mais de uma década para essa grande realização: “É um momento de grande satisfação para a Abrace diante dos benefícios que serão alcançados nos tratamentos dos pequenos pacientes! Após mais de 10 anos de captação de recursos, chegamos ao final desse projeto tomados por forte emoção e um sentimento de gratidão pelo o que representa essa ação solidária que envolveu empresas e parceiros”.
A adequação física do espaço e a compra do aparelho foram realizadas pela Abrace, com recursos que somam R$ 9.5 milhões arrecadados ao longo de 12 anos com participação de contribuintes, pessoas físicas e jurídicas, como o Banco do Brasil e empresas do conglomerado que doaram percentual do Imposto de Renda para a Abrace, por meio do Fundo da Infância e da Adolescência, além de complementação de recursos do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – CDCA-DF.
Maria Angela Marini reforçou ainda a relevância do projeto, e a humanização na adequação física do espaço, mantendo o alto padrão tecnológico e qualidade do equipamento. “A responsabilidade diante do compromisso assumido com doadores e a sociedade civil que oferecem todo apoio a Abrace há 37 anos de atividades, nos fortalece na prática das ações de assistência social às famílias de crianças e adolescentes com câncer e hemopatias. É pelas crianças e adolescentes com doenças complexas como o câncer infantil que a Abrace existe, e por elas é que enfrentamos os desafios. Esse projeto representa mais uma grandiosa obra da Abrace realizada com os cuidados que a criança merece”, concluiu.
Estrutura única
O equipamento é importante para o diagnóstico e acompanhamento de tumores cerebrais e outras doenças raras e complexas, auxiliando tanto no diagnóstico precoce quanto no acompanhamento de tratamentos diversos em consonância com protocolos nacionais e internacionais de excelência. Com imagens de alta resolução e tecnologia de ponta, o equipamento da empresa Phillips, comprado pela Abrace por Edital de Licitação n. 01/2021, de acordo com o Termo de Fomento n. 03/2021 celebrado pela Abrace e a Secretaria de Justiça e Cidadania/ FDCA-DF/CDCA-DF, oferece benefícios diversos para a área de oncologia com técnicas para estudo e identificação de metástases, sequência 3D volume imaging, técnica para screening por imagens ponderadas em difusão, sequência para correção dos movimentos do paciente, e sequências para realização de estudo do corpo inteiro.
A estrutura e a sala onde está o equipamento também foram preparadas especialmente para o público de crianças e jovens. A maioria delas realiza o exame com sedação, mas a área de arquitetura do HCB pensou em formas de humanização dessa nova estrutura para exames, incluindo a atenção ao adolescente. A sala é repleta de tecnologia, com iluminação de cores variadas, que podem ser escolhidas pelos próprios paciente, assim como a música pode ser sugerida dando possibilidade de controle do ambiente para a criança e para o adolescente, além de possuir constelações com representação real no teto da sala.
Evento
Estarão presentes na inauguração a presidente da Abrace – Maria Angela Marini, o presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada – ICIPE, Francisco Cláudio Duda; a Secretária de Saúde Lucilene Florêncio; a superintendente do Hospital da Criança de Brasília – HCB, Valdenize Tiziani, a diretora técnica e oncohematologista pediátrica do HCB doutora Isis Magalhães; além da equipe envolvida no projeto. O evento terá ainda a participação de autoridades do Governo do Distrito Federal e convidados.
O câncer é considerado a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – Inca, e a Abrace tem contribuído para importantes vitórias no combate à doença, contribuindo para o aumento significativo do índice de cura de 40% para 80%, e queda nos indicadores de abandono do tratamento de 28% para zero, no Distrito Federal.