Elevado número de flagrantes de alcoolimia preocupa as forças de segurança da nossa capital
As unidades de trânsito da Polícia Militar continuam trabalhando diuturnamente para proporcionar maior segurança nas vias do Distrito Federal. O balanço da última semana mostra que o número de flagrantes de infrações de trânsito continua elevado, preocupando principalmente pela insistência dos motoristas em usar o celular enquanto dirigem.
Entre os dias 15/05 e 21/05 a PMDF flagrou 531 condutores dirigindo sob efeito de álcool, uma média acima de 75 casos por dia. Três condutores foram presos por apresentarem índice de alcoolemia acima de 0,3 miligramas de álcool por litro de ar alveolar.
Além dos casos de alcoolemia, a corporação flagrou 207 motoristas dirigindo sem possuir CNH. Três armas de fogo foram apreendidas durante as fiscalizações e 54 munições de diversos calibres também foram apreendidas.
Mas um número preocupante vem chamando a atenção durante as fiscalizações: a grande quantidade de motoristas fazendo uso de celular na direção de veículo. Foram 1.616 casos. O fato preocupa, pois é mais do que comprovado que o uso de celular reduz drasticamente o nível de atenção e a capacidade de resposta do motorista, comprometendo gravemente a segurança no trânsito.
No mês, já foram 1.620 condutores dirigindo sob efeito de álcool, uma média acima de 77 casos por dia. O Código de Trânsito Brasileiro (art. 165) prevê uma multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, o recolhimento da CNH e a retenção do veículo.
A PMDF segue nas ruas do Distrito Federal fiscalizando o trânsito no intuito de proporcionar fluidez e segurança.
*Com informações da PMDF