Obras são feitas nas quadras QI 22 e 25 para melhorar a mobilidade na região
Uma demanda antiga dos moradores do Guará foi atendida pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Com investimento de R$ 300 mil, equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) trabalham de segunda a sábado na construção de calçadas nas quadras QI 22 e 25 do Guará II. A população vai contar com mais 1.660 m² de calçadas novas para garantir uma melhor mobilidade na região.
“Essa obra estava travada desde 2020, e conseguimos tirar do papel para iniciar os trabalhos ainda no primeiro semestre. A determinação do governador Ibaneis Rocha é garantir cada vez mais acessibilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores da nossa cidade”, afirmou o administrador do Guará, Artur Nogueira.
“A administração regional elencou as principais calçadas que eram solicitadas via ouvidoria e, mediante recursos disponíveis, nós programamos a construção. A obra está na fase final e muito em breve os moradores contarão com calçadas novas na região”, defendeu o diretor de Urbanização da Novacap, André Vaz.
A população pode solicitar este e outros serviços por meio da Ouvidoria-Geral do DF ou pela Administração 24h, no portal de serviços do GDF.
*Com informações da Agência Brasília
Sobre as novas calçadas, estive recentemente na feira do Guará e observei que realmente houve melhoria na acessibilidade, porém ocorreu um famigerado exagero na cobertura por concreto com 3 consequências evidentes:
1 – diminuição extrema do número de vagas, prejudicando os clientes, gerando caos no trânsito e consequentemente prejudicando o comércio local e gerando desemprego.
2 – Impacto ambiental exagerado, pois a extrema cobertura por concreto afeta a absorção de água da chuva, sobrecarregando bueiros e causando enchentes.
3 – Desperdício de recursos públicos, que poderiam ser empregados em outros locais.
Está óbvio que poderíamos ter simultaneamente mais acessibilidade, com uma redução mais discreta do número de vagas e ainda um ambiente mais verde e bonito com grama e árvores. Tudo que falei acima vale também para o estacionamento da estação do metrô próxima à feira e ao fórum.