Mostrando que o espírito do Zeca Pagodinho continua incorporado nos brasileiros, o anuário da cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura, mostrou que o setor cresceu quase 12% no ano passado.
- Atrás apenas da China e dos Estados Unidos, o Brasil é o terceiro maior produtor da “gelada” no mundo.
Olhando para o país, já são mais de 1.700 cervejarias registradas, com a maioria delas localizadas no estado de São Paulo. Logo em seguida, temos o Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Em relação às cidades, SP continua liderando na quantidade de estabelecimentos, seguida por Porto Alegre e Curitiba. Fora das capitais, Nova Lima, em Minas Gerais, ocupa o #1 com folga.
Muito além da bebedeira…
Pensando nos impactos econômicos gerados pela indústria, o relatório mostrou que ela foi responsável pela criação de mais de 42 mil vagas diretas no ano passado, com quase 60% delas concentradas na região Sudeste.Bottom-line: Neste ano, estima-se que serão vendidos 16 bi de litros de cerveja, 5% a mais do que em 2022, ou mais do que o volume consumido de refrigerante no ano passado — 14 bi de litros.
Além disso, no mesmo período, a cadeia produtiva da cerveja contribuiu com mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos e geração de 2% do PIB.