Um dia de celebração na vida de adolescentes que lutam contra o câncer e doenças do sangue
As assistidas da Abrace, Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias terão um dia de pausa no tratamento para celebrar os 15 anos. Criada pelos parceiros Fernando Peixoto, estilista, José Junior, cerimonialista e Maria Amélia, doces, que arregaçaram as mangas para tornar a data inesquecível para essas adolescentes.
Foram contempladas 9 meninas que receberão desde a escolha do vestido, degustação de docinhos, fotos, vídeos, preparação e a tão desejada festa. A assistida, Rihana Luiza de Figueiredo Bomfim de 15 anos, portadora de Anemia Falciforme, é uma das participantes, entusiasmada com a celebração, ela conta que a festividade é a realização de um sonho “Fiquei muito feliz, é uma experiência única”. Enquanto aguarda ansiosa pela data, ela curte cada detalhe da festa, principalmente os ajustes do seu vestido “ Foi amor à primeira vista, não vejo a hora de usar”.
O estilista Fernando Peixoto criador dos vestidos conta que, assim como a Rihana, todas as adolescentes puderam escolher cor, modelo e estilo. “Fazemos com carinho para dar esperança, ânimo e uma expectativa de vida para elas. É uma forma de agradecer a Deus por tudo que ele faz por mim e conseguir ajudar essas meninas que estão em tratamento”.
A última realização foi em 2019 antes da pandemia. Está será a 8º edição da Festa de Debutantes, Maria Angela Marini presidente voluntária da Instituição relata a importância da celebração para as assistidas. “ As meninas debutantes estão recebendo um belo presente dos parceiros da Abrace vivendo momentos que não esquecerão jamais. Com gratidão a todos organizadores e doadores manifestamos a nossa satisfação que é também o sentimento das debutantes, de plena alegria por poder comemorar com os familiares essa bela festa de quinze anos. A ação solidária repercute no meio delas por um longo tempo, antes, durante e depois do evento por ter uma longa preparação da data festiva que é iniciada meses antes, permitindo a jovem paciente abstrair-se das dores do tratamento de câncer e hemopatias. “
A Abrace
Há 37 anos, combate ao câncer e com o apoio da população de Brasília, e a comunidade cientifica conseguiu colaborar para a diminuição da desistência do tratamento de 28% para ZERO e colaborou com o aumento das chances de cura da doença que antes era 50% e passou a ser 70% dos casos diagnosticados.
A Abrace realizou junto com a comunidade de Brasília a campanha em prol da construção do primeiro hospital pediátrico especializado em tratamento de câncer infantojuvenil na Capital Federal, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), referência em pediatria no Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o triênio, de 2023 a 2025, os casos podem chegar a 7.930, sendo 4.230 meninos e 3.700 meninas. A Região Sudeste aparece no ranking como a mais atingida, respondendo por 3.310 de casos estimados; e a Norte com o menor índice de diagnósticos, um total de 650. O câncer sendo a doença que mais mata na faixa etária de 1 a 19 anos.
Serviço:
Local: Espaço Dúnia City Hall no Lago Sul.
Hora: A partir das 17h.
Data: (08/10) domingo
Nossas redes sociais:
@abraceoficial
Abrace Brasília
Doações: 3212-6000