Ação foi realizada em parceria com a Polícia Civil. Responsáveis serão conduzidas à delegacia para prestar depoimento
A Neoenergia Brasília, em parceria com a Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (CORPATRI) da Polícia Civil, realiza, na manhã desta quinta-feira (26), em oito supermercados de uma mesma rede a “Operação Cesta Básica”, responsável por verificar a denúncia de fraude nos medidores de energia dos estabelecimentos ou o desvio de energia. As unidades estão localizadas em Santa Maria, Taguatinga, Ceilândia, Gama e Recanto das Emas. Técnicos da concessionária encontraram irregularidades até o momento em, pelo menos, seis dos oito locais visitados.
Agora os medidores de energia e todas as outras evidências vão passar por uma análise técnica, em laboratório, realizada pela Neoenergia e pela Polícia Civil. Após essa perícia será possível calcular o volume de energia recuperado durante a operação. Toda energia não medida e consumida será cobrada por meio de processo administrativo.
As irregularidades estão sendo retiradas, os estabelecimentos serão regularizados e os responsáveis conduzidos à delegacia para que respondam em âmbito criminal
“A nossa missão é intensificar as fiscalizações e garantir que novas operações para combater o furto de energia elétrica sejam realizadas em todo o Distrito Federal”, garante Madson Melo, gerente de Proteção da Receita da Neoenergia Brasília. “É importante reforçar que todos nós pagamos pelo prejuízo causado por esse tipo de crime”, finaliza.
Segurança – A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
Crime – O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal.
Denúncia – A Neoenergia reforça que o apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a concessionária. As denúncias são feitas, de forma anônima, nos nossos canais de atendimento, por meio do telefone 116 ou presencialmente em uma de nossas lojas de atendimento.
*Com informações da Neoenergia