O que parecia ser uma festa de democracia e da cidadania se transformou em momentos de tensão e muita expectativa, com a demora do TRE-DF em apurar os votos das milhares de pessoas que foram às urnas para eleger os novos conselheiros tutelares, que vão cuidar da proteção de crianças e adolescentes nos próximos 4 anos.
O resultado da votação após as 20 horas só saiu de três regiões: Lago Sul, Águas Claras e Por do Sol e Sol Nascente. Já passava das 23 horas do domingo quando saiu a listagem dos eleitos do Guará, ainda sem confirmação final. Alegria na Associação Comunitária da QE 38 do Guará II, onde Iagho Sousa foi eleito com votos dos moradores das quadras 38, 42, 44 e 46, a grande maioria da Igreja Católica Santíssima Trindade, onde o eleito construiu um trabalho social com jovens e adolescentes há anos. Outra bem votada, ficando na primeira suplência foi Nívia Maria, da Associação Morar Futuro do Guará.
Dos atuais conselheiros com mandato no Guará, foram reeleitas Madalena e Suelen Robias, em primeiro lugar. A apuração dos candidatos do Setor de Indústrias ainda não está totalizada. O resultado final de toda apuração ainda não saiu. Na Cidade Estrutural, foram eleitos os candidatos Irene, Pastor Marcelo, Meire, Raissa e Willian.