O primeiro polo funciona em uma aldeia indígena em Tocantinia (TO)
A Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Educação, entrega, nesta terça-feira, dia 24, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, concedido anualmente a indivíduos ou entidades que se destacam na área. Uma das três vencedoras deste ano é a Universidade da Maturidade (UMA), extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), cuja proposta pedagógica voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos e tem ganhado notoriedade no Brasil e no mundo.
Uma comitiva de acadêmicos da Universidade da Maturidade estará presente na solenidade, às 15h, no Salão Nobre, com a presença da coordenadora nacional do programa, a doutora em Ciência do Movimento Humano Neila Barbosa Osório, do coordenador estadual, o professor Luiz Sinesio Neto, e do secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia.
Segundo André Goveia, “o prêmio é um marco importante, especialmente para Tocantinia, cidade que abriga o primeiro polo da Universidade Indígena do Brasil, instalado em uma aldeia; e mais dois polos em assentamento e em área urbana.
O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação foi instituído em 1998 e regulamentado em 2000. Concede diploma de menção honrosa e outorga de medalha a três pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.
As outras duas vencedoras deste ano são: o Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional (CAEP) Favo de Mel. E o governo do Estado de Alagoas com o programa Cartão Escola 10 e Vem Que Dá Tempo, criados para combater a evasão escolar.