As escolas da Estrutural e do Guará, estão sob a coordenação da Cre-Guará e se preparam para a eleição de diretores e vices durante toda esta quarta-feira, onde terão aulas normais.
Das 29 unidades escolares, com Chapa Única – 25 escolas e Duas Chapas – 04 escolas (CEE 01 do Guará/ EC 07 do Guará/ EC 08 do Guará/ CED 3 do Guará). O voto é somente um por cada aluno, ou seja um pai ou a mãe, somente um pode exercer o direito de elegar a nova diretoria. Importante levar a identidade e o CPF na hora da votação. O horário será no expediente escolar, das 7h30 às 21 horas.

Procuramos a professora Fernanda Mateus, coordenadora da CRE-Guará, para nos explicar a importância da comunidade escolar escolher, através do voto, a diretoria que irá atuar por 4 anos frente às escolas do Guará e Estrutural. Segundo ela, os ganhos são para toda a sociedade:
A Gestão Democrática na rede pública de ensino do Distrito Federal é uma oportunidade de toda a comunidade escolar discutir, avaliar e escolher o Gestor e membros do Conselho Escolar que proponham o melhor plano pedagógico e administrativo para a sua escola.
Essa proposta deve levar em consideração as necessidades da escola e respeitar a identidade daquela comunidade.
Esse processo eleitoral permite que os estudantes, a partir dos 13 anos, exercitem o direito ao voto e envolvam suas famílias em seus processos escolares, uma vez que pais, mães ou responsáveis legais também participam desse momento, como eleitores.
O Processo eleitoral previsto na Lei da Gestão Democrática fortalece a escola pública como instituição de construção do saber, fortalece os laços entre os estudantes, suas famílias e os profissionais que os atendem diariamente, bem como favorece que as escolas busquem e desenvolvam estratégias que nos permitirão alcançar a educação de qualidade para a qual trabalhamos incansavelmente, todos os dias”, relata Fernanda Mateus.