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16º Salão do Artesanato – Onde o Brasil encontra sua arte

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Em Brasília, no Pátio Brasil, evento nacional reúne, entre 15 e 19 de novembro, o melhor do artesanato brasileiro com oportunidades de compras, entretenimento e capacitação

O artesanato, uma das preciosidades da cultura brasileira, será destaque em Brasília de 15 a 19 de novembro. Realizado pela Rome Eventos na área de exposição externa do Pátio Brasil Shopping, o 16º Salão do Artesanato é aberto ao público e receberá o talento de artesãos, cooperativas e coletivos de todas as regiões do país. O Salão do Artesanato é uma vitrine importante para quem vive dessa manifestação artística e um destino ainda mais interessante neste período que antecede o Natal. O evento irá além da exposição e oferta de produtos que carregam a marca da manualidade, diversidade e tradição, proporcionando uma rica programação a expositores e visitantes, com oficinas e mestres artesãos fazendo sua arte ao vivo. Em 2023, do conceito à execução, a edição reforça o compromisso de fazer um evento verdadeiramente inclusivo, acessível e sustentável e conta com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB)/ Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Ministério do Turismo, Pátio Brasil Shopping, da Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal e patrocínio do Sebrae e dos Correios.

Josefa Mazarão, do MS, é mestre em tecelagem

O Sebrae compreende o artesanato como uma atividade estratégica para incluir um contingente significativo da população que se encontra muitas vezes à margem da economia. Por meio do artesanato, comunidades indígenas, quilombolas, mulheres e outros segmentos da sociedade têm a oportunidade de gerar renda para sua subsistência e de suas famílias. Para além desse fato, o artesanato também tem um papel importante na exaltação da nossa cultura, daquilo que torna o Brasil um país único: a alma das pessoas”, comenta o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Ao longo de cinco dias, o público terá acesso ao talento de centenas de artesãos que desenvolvem seus trabalhos a partir de tipologias como cerâmica, madeira, fios, capim, palha, metal, rendas, bordados e tantas outras. No total, serão cerca de 80 mil peças, desde as menores, como acessórios e utensílios, até as maiores, como esculturas, cestarias, utilitários, objetos de decoração e móveis.

A edição acontecerá num clima especialmente festivo, com a atmosfera natalina, literalmente, dando boas-vindas aos visitantes. Os seis portais de acesso ao evento seguirão esta temática, com guirlandas, laços, bolas, anjos e outros elementos feitos por artesãos do Distrito Federal. Já nos estandes, além de sugestões de presentes para todos os gostos e bolsos, com aquele toque de exclusividade característico do artesanato, a parte de enfeites promete encantar com itens para montar as mais lindas decorações de Natal.

A primazia do artesanato brasileiro é impressionante

 

Nosso objetivo é incentivar a preservação e consumo desses produtos, estreitando relações pela possibilidade de contato direto do artesão com o público consumidor e lojistas. Reforçando o interesse pela cultura brasileira através da visualização do trabalho artesanal, gera-se renda para diversas comunidades e valoriza-se a singularidade que essas incontáveis manifestações artísticas têm em comum”, afirma Leda Simone, diretora- executiva da Rome Eventos. “O Salão do Artesanato também é uma ótima oportunidade para lojistas, decoradores e arquitetos conhecerem e adquirirem peças originais e exclusivas, negociando diretamente com artesãos de todo o país”, complementa Rômulo Mendonça, diretor da Rome Eventos.

Oficinas

Tanto para artesãos e artistas já em atividade que queiram aperfeiçoar suas habilidades, quanto para o público geral interessado em desenvolver uma técnica artesanal, inclusive com vistas a empreender, o 16º Salão do Artesanato oferecerá uma série de oficinas ao longo de todo evento. “De maneira simples e com poucos recursos, será possível até para leigos aprender a fazer enfeites, bijuterias, acessórios e utilitários artesanais de forma divertida e prática, tudo num contexto de muita cultura, com elaboração sobre a origem das técnicas”, adianta Rômulo.

Gratuitos, mediante inscrição no local com até 20 minutos de antecedência, os encontros conduzidos por artesãos e mestres artesãos de vários segmentos, como a arte indígena, vão explorar técnicas diversas nas oficinas. Entre os temas estão flores do Cerrado, montagem de colares e pulseiras de sementes, máscaras africanas em cerâmica, carteira de folhas do Cerrado, abertura de placas, biojoias com miçangas e sementes (colares e brincos), montagem de colares de semente com macramê, introdução à figuração humana, decoração com engobe (cerâmica) e escultura de animais em cerâmica.

Aproveitando a proximidade das festas de fim de ano, também serão oferecidas oficinas de temática natalina como anjos de casca de árvores, decoração de mesa posta natalina com peças artesanais e decoração natalina em cerâmica com tinta acrílica. Veja aqui a programação completa.

Área dos Mestres

Um dos espaços mais prestigiados do Salão do Artesanato é a Área dos Mestres. Nela, artesãos que referenciam várias tipologias executadas no Brasil, demonstram suas habilidades, abordam suas carreiras e comercializam suas obras. Neste ano foram selecionados artistas de estados como Mato Grosso do Sul, Sergipe, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Distrito Federal, a saber, as mestras artesãs e os mestres artesãos Josefa Marques MazarãoRosilene Fernandes SantosJuão de FibraSocorro RodriguesPedro Jucie do Nascimento CruzQuitéria Pereira MarianoMestre Dico e Gilda de Sousa.

Durante as apresentações, o público terá a oportunidade de assistir à criação de peças exclusivas e se admirar com o talento desses mestres que inspiram e atuam para manter vivo o melhor do artesanato brasileiro. Em 2023, a tecelagem, o trançado de fibras, o artesanato em barro, a madeira, a renda renascença, arte santeira e cartonagem estarão em destaque.

Leilão Beneficente

Em 16 de novembro acontecerá um leilão beneficente capitaneado por Liana Alagemovitz, vice-presidente da Associação Comercial do Distrito Federal. O encontro acontecerá logo após a solenidade de abertura oficial. Na ocasião serão leiloadas peças exclusivas assinadas por mestres artesãos brasileiros, entre elas uma obra de arte em forma de árvore de Natal criada pela dupla Mônica Carvalho e Raphael Strauss. O valor arrecadado será revertido para a compra de cestas natalinas e repassadas ao programa beneficente Mesa Brasil –SESC.

Selo Oficial e ação especial dos Correios

Patrocinador do Salão do Artesanato, os Correios lançarão um selo comemorativo com o nome do evento e brindarão o público com uma exposição de filatelia exibindo vários exemplares em homenagem ao universo do artesanato brasileiro e que fazem parte do acervo da instituição. A presença dos Correios também será marcada por uma ação especial que facilitará a vida de quem aproveitar o evento para fazer compras. No caso de presentes adquiridos para amigos e parentes ou mercadorias em geral, o incentivo será para enviá-los, para qualquer lugar do Brasil ou do mundo, utilizando os serviços dos Correios, que disponibilizará, no próprio evento, um balcão para a remessa das encomendas. No estande dos Correios, os expositores ainda poderão contar com atendimento especial para sugerir e apresentar soluções de logística e transporte de produtos artesanais.

Estrutura

Os participantes foram selecionados em todos os estados brasileiros a partir de curadoria feita pelo PAB, Sebrae e pela Rome Eventos. E como forma de valorizar ao máximo estas presenças, o projeto arquitetônico do evento ocupará 5 mil m2 da área externa do shopping. O estandes de expositores, organizadores e apoiadores, lounges e salas de apresentações estarão distribuídos por galerias que circundam todo o prédio, num contexto que privilegia a acessibilidade, inclusão social e sustentabilidade.

Brasília, que há seis anos recebeu da Unesco o título de Cidade Criativa do Design, terá uma área destinada à produção artesanal de várias regiões administrativas do Distrito Federal, com artesãos, incluindo um grupo de refugiados, selecionados pela Secretaria de Turismo, que coordena o artesanato no DF. Também terá bastante destaque a área ocupada pelo PAB, que nesta edição apoia a participação de 19 estados brasileiros e pelo Sebrae.

Tal como em uma exposição de arte, o Espaço Galeria dos Estados exibirá artesanatos de todos os estados brasileiros, selecionadas entre os expositores e com sistema de rodízio diário. As obras escolhidas para este ambiente têm forte cunho cultural, permitindo a identificação de características marcantes de cada peça e um apuramento da visão e conhecimento do apreciador sobre a origem de cada artesanato.

Economia

A organização do evento prevê negócios da ordem de, aproximadamente, R$4 milhões, entre vendas no local e negócios futuros, dando vazão à produção artesanal nacional. O segmento de artesanato do país congrega mais de 96 mil inscritos na base nacional do PAB, mas é muito mais numeroso. Dados do Sebrae dão conta de cerca de 8,5 milhões de artesãos atuantes no Brasil, o que representa 3% do PIB nacional, movimentando cerca de 50 bilhões por ano.

Além da geração de emprego (cerca de 4 mil entre diretos e indiretos), para a realização do evento são contratadas mais de 30 empresas prestadoras de serviços para a produção, há mobilização da rede hoteleira e de bares e restaurantes da cidade com a presença de artesãos de todo o país, movimentando toda a cadeia produtiva do turismo.

O 16º Salão do Artesanato estima a circulação de cerca de 60 mil pessoas durante o evento, em um ambiente que atende a todas as regras de acessibilidade.

Sustentabilidade e Inclusão Social

Em 2023 o Salão do Artesanato assume uma agenda mais forte na área de sustentabilidade e inclusão social, alinhando-se às boas práticas da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG).  Com a elaboração da Declaração de Propósitos e Compromissos de Sustentabilidade, traçou estratégias para atendimento especial a pessoas com deficiências; adoção de modelo de gerenciamento seletivo de resíduos para proporcionar destino correto a rejeitos, recicláveis e orgânicos; campanha de educação para a sustentabilidade na rede social do evento; inclusão socioprodutiva nas contratações das equipes de produção e qualificação da cadeia produtiva envolvida com o evento.

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